Entre os diversos assuntos da reunião, destaca-se o anúncio, feito pelo diretor executivo da Casa, Diogo Haron, de que a ACIJ receberá nesta quinta o Prêmio Catarinense da Excelência 2015, nível I, do Movimento Catarinense para a Excelência.
Na abertura da reunião, a ACIJ abriu espaço para que a Softville pudesse apresentar o evento Sinapse da Inovação.
Na sequência, Gabriel Casara, diretor de jornais do Grupo RBS, comentou as mudanças relevantes que o Grupo está fazendo no Diário Catarinense, que comemora 30 anos em 2016.
Para fechar, empresários e políticos atentos, como o prefeito Udo Döhler e o deputado Mauro Mariani, acompanharam o discurso do ex-senador Pedro Simon. “Se aqui deu certo, se a minha cidade, Caxias do Sul, deu certo, se tantas outras cidades deram certo, porque o Brasil, como um todo, não pode dar certo?”, perguntou ele.
Falou ainda sobre a característica do gaúcho, de desbravar o país, e faz uma analogia com o bom momento recente que o país viveu e a situação atual. Depois contou e avaliou, a seu modo, as trajetórias de Dilma Rousseff e de Luiz Inácio Lula da Silva.
“Estamos vivendo o momento mais importante da história do Brasil. Escândalos e roubalheiras, sempre tivemos. Desde o Brasil colonial, passando pela Ditadura, até os dias atuais. Aliás, estamos caminhando para os dias mais importantes de nossas vidas. Até ontem, só era cassado um ladrão de galinhas. Agora, pela primeira vez, as leis estão sendo cumpridas e muita gente grande está indo pra cadeira”, afirmou ele.
Encerrou, conclamando entidades e sociedade para que mantenham vigilância e pressão para que se faça o que precisa ser feito e o Brasil possa ocupar o seu lugar.