Com uma história fortemente marcada pelo desenvolvimento industrial, Joinville vem agregando seu potencial econômico com tecnologia e consolidando cada vez mais seu espaço enquanto polo de inovação. Nesse cenário, a cidade promove a 9ª edição da ExpoInovação — evento que vai reunir palestras, oficinas, debates e workshops sobre empreendedorismo e inovação entre os dias 11 e 14 de julho. As atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever pelo site www.expoinovacao.com.br.
“Essa é uma oportunidade para toda a cidade de Joinville respirar inovação. Ao mesmo tempo em que será possível conhecer melhor as ações que vêm sendo desenvolvidas nessa frente, os empreendedores poderão trocar experiências e receber conteúdos relevantes para alavancar seus negócios”, comenta Dionei Domingos, diretor-presidente do Join.Valle, movimento voltado à consolidação do ecossistema de inovação de Joinville e um dos organizadores do evento.
A última edição presencial da ExpoInovação aconteceu em 2019, reunindo mais de duas mil pessoas. Em 2021, o evento foi realizado de forma híbrida, com a maioria das atividades sendo transmitidas virtualmente. Neste ano, a expectativa das entidades organizadoras é receber ainda mais participantes e consolidar o evento enquanto um dos principais do sul do país na temática.
A ExpoInovação contará com um congresso que ocupará as três primeiras noites do evento, além de diversas agendas satélites que acontecem de segunda a quinta, das 8h às 22h, em espaços de inovação da cidade como o Ágora Tech Park e o Inovapark.
O congresso reunirá personalidades de destaque para compartilhar conhecimento, boas práticas e experiências atuais sobre os temas Governança da Inovação, Inovação Aberta e Tecnologias Emergentes e seus impactos. Alguns dos nomes confirmados para as palestras são Anderson Godz (Board Member, fundador e investidor de diversas startups, como a Gonew), Arthur Pullen de Sousa (Coordenador-Geral de Atração de Investimentos do MCTI) e José Rizzo Hahn Filho (Managing Director na Accenture).
Os eventos satélites serão voltados ao debate de temas diversos, como nanotecnologia, educação, internacionalização e impacto social. No último dia de ExpoInovação, a programação da tarde contará com um encontro de mentores e o Join.VC Talks — atividade realizada pelo fundo de investimento de risco Join.VC, uma parceria do Join.Valle e da Bossanova Investimentos com foco na região. A agenda vai trazer dicas de como se preparar para captação de investimentos, apresentação de fundos disponíveis no mercado e um bate-papo entre fundadores de startups (Founder2Founder).
Empreendedores e gestores de destaque já confirmaram presença para trazer ao público discussões relevantes de suas áreas de atuação ao longo desses dias. Alguns exemplos são Anderson Wustro (partner da Questum e especialista em M&A), Leandro Berti (CEO da Fiber Inova e Presidente Institucional na Associação Brasileira de Nanotecnologia) e Sandra Oliskovicz (CEO e Cofundadora da OLISCORP).
A ExpoInovação 2022 está sendo realizada pelo Comitê de Governança do Pacto pela Inovação de Joinville. Entre os organizadores, estão Join.Valle, Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITI), Softville, Ágora Tech Park, Inovaparq, Sebrae, Prefeitura Municipal de Joinville, Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ e Fab Lab Joinville. O evento também conta com patrocínio de ArcelorMittal, Automation Edge, SST Advogados, Ciser, Join.Valle, Univille, Stagio Marcas e Martinelli Advogados.
A programação completa pode ser acessada no site www.expoinovacao.com.br
PARCERIA DA ACIJ
Entidade responsável por ser uma articuladora das principais iniciativas inovadoras na história empreendedora de Joinville, a ACIJ reforça seu apoio e participação ativa, por meio do Núcleo de Tecnologia e Inovação, que irá realizar o 1º connect innovation, uma Reunião de Núcleo com o objetivo de gerar conexões inovadoras entre os associados nucleados, players da nossa região e atores do ecossistema de inovação, para aproximar a indústria das melhores práticas de inovação.
“Essa aproximação da indústria e as melhores práticas não são apenas para gerar conhecimentos de novas tecnologias mas também para engajar pessoas e provocar o pensamento crítico, a criatividade e o inconformismo para que a comunidade joinvilense possa evoluir para uma visão de longo prazo, para um futuro sustentável da nossa economia”, afirma o presidente do Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ, Wagner Giovani Silva.
“Precisamos começar uma jornada de construção hoje, em todos as áreas e setores, como por exemplo educação, saúde e segurança, e a inovação pode ser uma chave para abrir uma porta de garantia de um futuro ainda mais forte para nossas indústrias e toda nossa comunidade”, complementa.