Assuntos pertinentes ao setor ferramenteiro foram discutidos durante o 16º Fórum de Usinagem e Ferramentaria, realizado pelo Núcleo de Usinagem e Ferramentaria, em 21 de novembro.
Após café de boas vindas, o presidente do núcleo, Gilberto Zluhan, fez abertura do encontro. A primeira palestra falou sobre o tema “Visão global contábil das ferramentarias no cenário tributável”, com o presidente do Núcleo das Empresas Contábeis, Douglas Steffen. Em seguida, a palestra “Visão global jurídica das ferramentarias no cenário tributável”, foi ministrada pela integrante do Núcleo Jurídico e advogada da Borges Eleutério Advocacia, Letícia Sandri.
Às 9 horas, iniciou a apresentação e visão e conceito da Receita Federal do Brasil, Secretaria da Fazenda do Estado e Secretaria da Fazenda Municipal de Joinville. Depois do coffee break, houve mesa-redonda sobre os temas abordados, com a moderação de Darceo Schultz, integrante do Núcleo de Usinagem e Ferramentaria.
Segundo o moderador do debate, Darceo Schulz, a expectativa é realizar um evento a nível estadual. “Tivemos a sugestão de dialogarmos com o governador, debatendo com ele a cobrança de impostos pelas prefeituras e Estados, sob itens industrializados”.
Aproximadamente 50 pessoas participaram do evento.