Para defender as demandas do estado que o Fórum Parlamentar Catarinense aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28, na ACIJ. Autoridades políticas como os Deputados Federais, Carmem Zanotto, Marco Tebaldi (coordenador do fórum), Esperidião Amin, o Deputado Estadual Sandro Silva, o Senador Paulo Bauer, o prefeito de Joinville Udo Döhler, seu vice Rodrigo Coelho e o diretor geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, estiveram presentes.
O presidente da ACIJ, Mario Cezar de Aguiar, na condição de presidente da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc (Federação das Indústrias do estado de Santa Catarina), destacou, principalmente, as obras emergenciais do estado como a expansão da BR101, duplicação da BR280, construção de uma usina de regaseificação na Baia Babitonga.
O valor total de investimento para as obras, segundo Mario, pode chegar a 729 milhões de reais.
O diretor geral da ANTT ressaltou a importância do fórum, pela sua representatividade em defesa dos interesses do estado e afirmou a possibilidade de estudar a terceira pista para a BR-101 e o contorno da região metropolitana de Joinville.
Além de soluções em infraestrutura, a proteção aos fabricantes de doces de Banana, que estão sofrendo com a importação do Equador e os alunos da Univille e Unisociesc, que solicitam a melhor mobilidade interna nas universidades foram pautados no fórum.