Reserve em sua agenda a data de 15 de abril para participar da próxima Reunião do Conselho da ACIJ e participe de uma palestra da Febracis sobre planejamento estratégico. O tradicional encontro das segundas-feiras ocorre às 18h30 no Salão Nobre Schulz, na sede da entidade, na Avenida Aluisio Pires Condeixa, 2.550.
“Planejamento estratégico na prática – Caráter executório nas estratégias” é o tema da palestra que será apresentada por Tiago Zanini, diretor da Febracis Joinville e Chapecó.
Para Zanini, um dos primeiros passos para que as empresas mudem ou alavanquem o cenário é ter consciência e reconhecer que a estratégia e a qualidade do acompanhamento refletem de maneira direta na qualidade da entrega e na geração de lucro.
“O resultado que a sua empresa está vivendo hoje é apenas o fruto da clareza estratégica e da maneira pela qual ela foi gerida até então. É só a partir desta percepção que os resultados poderão mudar”, afirma Zanini.
Ainda assim, muitos empresários acabam não cumprindo seus objetivos por falta de preparo prévio, dentre outros fatores. “A crise é uma constante em nossas vidas, temos que estar preparados de antemão. Parafraseando Séneca, que fala que QUANDO SE NAVEGA SEM DESTINO, NENHUM VENTO É FAVORÁVEL, entendemos que a ausência de uma estratégia entrega a empresa ao acaso e consequentemente ao descaso”, completa Tiago.
Para prevenir que isso aconteça, é preciso traduzir a estratégia para aumentar a produtividade e engajar seus colaboradores. O diretor explica que podemos, por exemplo, realizar um processo mais rigoroso de contratação de funcionários, selecionando profissionais que tenham propósitos, valores e objetivos alinhados com os da empresa.
Para potencializar a excelência da empresa, é preciso aumentar o nível cognitivo da equipe de trabalho. Aliado a isso, deve-se promover também o sentimento de pertencimento em todos os indivíduos, para que cada pessoa seja parte, desse organismo produtivo. Este é um comportamento que impulsiona os resultados individuais da empresa.
Por fim, vale ressaltar que a estratégia como um todo, na maioria das vezes já existe, porém não está traduzida de forma eficiente. Afinal, segundo Zanini “não é apenas sobre ter as melhores estratégias, mas sim a estratégia para as pessoas disponíveis e pessoas disponíveis para a estratégia”.
Tiago Zanini é advogado com vasta experiência em conciliação, pós-graduando em gestão de pessoas e platinum belt Febracis. Empresário serial, iniciou sua carreira no mundo dos negócios há 20 anos. Foi sócio-proprietário de uma cadeia de empresas que envolviam, estética, alimentação, agro e consultoria. Atualmente é diretor e treinador da Febracis. Co-criador do método PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA PRÁTICA. já treinou milhares de pessoas e acompanhou centenas de empresas.