A General Motors vai lançar 20 novos modelos totalmente elétricos até 2023. O anúncio foi do diretor de Comunicação Corporativa e Marca da General Motors, Nelson Silveira. Ele falou na ACIJ sobre o tema Zero Acidente, Zero Emissão e Zero Congestionamento – A Visão da GM para o Futuro.
Segundo ele, a empresa tem um preocupação muito grande com a sustentabilidade e sua fábrica mais moderna e atualizada neste item está em Joinville. A vida útil de uma bateria, por exemplo, tem 10 anos para uso no carro. Depois, é possível dar outras funções, como fonte estacionária.
“95% dos acidentes são decorrentes de falha humano. O mundo, com carros autônomos, terá salvo 1.250 mil pessoas, que morrem todos os anos de acidentes no trânsito”, afirmou.
Segundo ele, a emissão zero será resolvida com os carros elétricos, tendência crescente no mundo todo. “Por meio de veículos conectados e compartilhados, vamos resolver os problemas de congestionamento. Na GM temos a ambição, o talento e a tecnologia para criar um mundo sem acidentes, sem emissão e sem congestionamento”.
Para chegar nessa condição, a General Motors vê como caminho os veículos elétricos, os veículos autônomos, a conectividade e o compartilhamento de veículos. “Nós acreditamos num futuro totalmente elétrico. Hoje, temos o Bolt, 100% elétrico, com autonomia de quase 400 km. Já temos mais de 200 veículos autônomos rodando nos Estados Unidos.”
Nelson Silveira explica que a GM identificou uma start up com o software mais desenvolvido para esse tipo de veículo, o que possibilita que, já no próximo ano, a empresa tenha um serviço de táxis autônomos, nos Estados Unidos.
O executivo ainda falou do Maven, sistema de compartilhamento da GM, com aluguel de carros por fração de tempo, uma solução moderna, que pode ser usada por condomínios, cidades e ainda apenas para serviços eventuais (bico).