Sociedade de Garantia de Crédito do Norte e Planalto Norte Catarinense visa apoiar as pequenas empresas e promover a competitividade
A GaranteNorte-SC – Sociedade de Garantia de Crédito do Norte e Planalto Norte Catarinense, da qual a ACIJ é sócia mantenedora, comunicou na última semana o início das operações de análise de concessão de Carta de Garantia de Crédito, após aporte do valor do fundo de reserva realizado pelo Sebrae Nacional, no dia 25 de maio.
As SGCs – Sociedades Garantidoras de Crédito são um moderno modelo de apoio financeiro para as empresas de micro e pequeno porte. Em 2017, foram 2,8 mil pequenos negócios atendidos, com R$ 94 milhões de garantias emitidas.
Os principais parceiros são as cooperativas de crédito, que trabalham com taxas de juros mais baixas em função do seu modelo e muito especialmente por conta da garantia do crédito.
Pesquisa realizada pelo Sebrae com as pequenas empresas constatou que as principais dificuldades para obter empréstimo são as taxas de juros muito altas (48% dos entrevistados) e a falta de garantias reais ou avalistas (36%).
Empreender é uma atividade de alto risco e um dos principais motivos da mortalidade precoce de empresas. Tanto que 81% das operações de crédito são para capital de giro e somente 9% destinam-se a investimentos.
Com o objetivo de apoiar as empresas em suas atividades e promover a competitividade, as associações empresariais do Norte e o Sebrae querem dar um suporte ainda maior aos empreendedores, com crédito mais barato e de acesso mais fácil.
A sede da GaranteNorte ficará em São Bento do Sul, mas todas as operações das empresas da região de Joinville poderão ser realizadas diretamente na ACIJ, com a equipe da Casa, que já está sendo treinada para atender os empresários locais.