O vice-presidente da Acij, Moacir Thomazi, representou o presidente João Martinelli na comitiva organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que se reuniu com o governador Raimundo Colombo na segunda-feira, 11 de abril. Na pauta, temas como as obras de duplicação da BR-280 e o reconhecimento dos Bombeiros Voluntários nos municípios de Araquari, Corupá, Garuva, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, Schroeder e São Francisco do Sul. A atuação dos voluntários vem sendo dificultada por conta da presença de bombeiros militares em atividades de fiscalização da legislação de incêndio, sob o pretexto de que tal condição é prerrogativa do organismo estatal.
Bandeira tradicional, a Acij defende a atuação exclusiva dos voluntários e aplaude o trabalho da corporação na segurança e bem-estar do joinvilense. A entidade reitera que a fiscalização de imóveis e empreendimentos deve ficar apenas com os voluntários. Durante a reunião, o governador prometeu auxílio para solucionar a questão. “É preciso fortalecer o voluntariado, pois só trazem benefícios para o Estado”, afirmou Colombo.
O presidente da Facisc, Ernesto João Reck, avaliou o encontro como positivo, pois possibilitou levar as reivindicações específicas da Região Norte. “Ficamos satisfeitos em ter o envolvimento do governador para encaminhar as demandas e nossa expectativa é de que os pedidos sejam atendidos em curto prazo”, declarou Reck.
Também participaram do encontro a vice-presidente Regional Norte da Facisc, Eluisa Maiochi; Altair Weber, representando o presidente da ACI de Guaramirim, Ângelo da Silva; Alcidir Boaretto, presidente da Associação de Araquari (ACIA); Margaret Paim, diretora da ACIA; e a consultora regional Geovana Fusile.