O governador Jorginho Mello inaugurou no sábado, 9 de março, dia do aniversário de Joinville, o Elevado Heinz Schulz, no Distrito Industrial Norte da cidade. A vice-governadora Marilisa Boehm; o prefeito Adriano Silva; a vice-prefeita Rejane Gambin; a presidente da ACIJ, Margi Loyola; o vice-presidente da ACIJ e presidente da Schulz, Ovandi Rosenstock; familiares de Heinz Schulz, deputados, vereadores, lideranças empresariais e funcionários da Schuz participaram do evento da inauguração.
O viaduto tem 440 metros de extensão e 17 metros de largura. O investimento foi de quase R$ 20 milhões. Durante a inauguração, os pronunciamentos destacaram a relevância da participação da ACIJ em mais este legado para Joinville. A entidade foi decisiva para mostrar ao Estado que o elevado era uma solução melhor que a rotatória com semáforos prevista inicialmente, participou da elaboração do projeto executivo e arrecadou recursos entre associados para custear o projeto executivo em 2020 para que a obra pudesse ser incluída no orçamento de 2021.
“É uma obra importante para a mobilidade regional, municipal. É uma obra que a gente deu um gás para terminar. E hoje aqui estamos inaugurando, entregando para a população usar, para a alegria da Schulz, com homenagem ao senhor Heinz Schulz, nome do viaduto. Enfim pessoas que desbravaram, pessoas que construíram essa grande Joinville que faz 173 anos hoje”, disse Jorginho Mello.
“Eu sei o quanto essa obra vai ajudar aqui na mobilidade, nosso maior problema hoje em Joinville. A cidade cresceu muito, as ruas estão sempre congestionadas. Então o nosso governador Jorginho Mello, sempre presente em Joinville, disse ‘nós temos que fazer essa obra’ e juntos construímos o elevado. Como joinvilense, me sinto muito feliz em estar aqui no aniversário da cidade”, disse a vice-governadora Marilisa Boehm.
O elevado Heinz Schulz é uma obra complementar à duplicação das rodovias Edgar Meister e Hans Dieter Schmidt, antiga bandeira da ACIJ concluída em 2022. A construção teve o projeto contratado pela ACIJ e resulta de estudos técnicos das equipes da prefeitura, do Governo do Estado e da ACIJ para orerecer melhores condições viárias e de mobilidade no local. Facilita, por exemplo, o acesso ao Campus Universitário e ao aeroporto da cidade.
“O dia de hoje é muito importante para governo. O governador Jorginho Mello sempre tem recomendado: faça bem-feito, faça ligeiro e faça com economia”, afirmou o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva, lembrou que ainda na campanha o governador Jorginho Mello perguntou a ele quais eram as demandas de Joinville, tendo ouvido que seriam o Hospital São José e a infraestrutura. “Quando ele (Jorginho Mello) ganhou, assinou o convênio de ajuda ao Hospital. E como gestor responsável que é, deu sequência a essa obra. Por isso eu só posso agradecer ao governador e à vice-governadora por estarem prestando um excelente serviço à nossa cidade”, disse o prefeito.
A presidente da ACIJ, Margi Loyola, relembrou o papel da entidade no projeto e agradeceu pela conclusão da obra. “Realmente isso é um grande presente para Joinville. A ACIJ sempre foi protagonista em todas as bandeiras econômicas e sociais do município. Obrigada, governador, por esse presente no dia do aniversário da nossa cidade”, concluiu.