Vacinas e a Sociedade atual
Em nosso dia a dia estamos expostos a riscos diversos, pois mudamos de lugar constantemente. Devido a viagens, estudos, lazer, ficamos expostos a vírus e bactérias que sofrem mutações estruturais e se tornam mais agressivas, provocando doenças cada vez mais graves ou letais.
A Clínica Curumim informa a todos, e mais diretamente ao Empresariado, que há uma norma regulamentadora de suma importância e que por falta de tempo e muitas vezes por problemas diversos, passa despercebida da classe empresarial que é a NR 32.
Diante de um pólo industrial imenso e diversificado como Joinville, e com tantas leis e normas favorecendo o colaborador, percebe-se uma falta de comprometimento de ambas as partes na prevenção da imunização. Em Joinville prevalece inicialmente de forma parcial a necessidade da vacina contra o Tétano, pelo alto risco de acidentes de trabalho, entre outras vacinas existentes.
As vacinas são armas de proteção em massa, e diante de tantas novidades e estudos recentes e mais vacinas surgindo a cada dia, é importante destacar a importância a prevenção do HPV (papiloma vírus humano) que é responsável pelas infecções que ocorrem sem que a pessoa perceba. Este contato se dá por qualquer tipo de atividade sexual, não sendo necessário que haja a consumação do ato sexual. É este vírus tido hoje como o causador do câncer do colo uterino. O Instituto Nacional do Câncer ( INCA) informa que o câncer do colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele e câncer de mama, e considerado também a quarta causa de morte por câncer em mulheres.
As vacinas já aprovadas contra o HPV são indicadas para meninas e mulheres a partir dos 9 anos de idade. O HPV é transmitido facilmente, por este motivo é importante que as adolescentes recebam o esquema vacinal que é de 3 doses, antes de qualquer contato sexual, pois desta forma as vacinas são potencialmente mais eficazes.
A vacina é, e será por muito tempo considerado um dos maiores e mais benéficos descobrimentos na área da saúde, pois evitam que todo ser humano vacinado desenvolva de forma agressiva determinadas patologias. É considerada uma proteção em massa, pois o indivíduo vacinado fica protegido e evita de transmitir o vírus ou bactéria a outras pessoas.
O desenvolvimento em beneficio da uma arte.
Em uma fase da vida, perder dentes significa a passagem para outra nova etapa, já em outras fases da vida isto não é nada normal.
A evolução dos tratamentos odontológicos, trouxeram mais esperança para se estender a vida de dentes afetados pela Doença Periodontal (Periodontite), potente infecção que afeta as raízes dos dentes e principal razão de perdas dentarias em adultos. A Doença Periodontal destrói irreversivelmente as estruturas de suporte e de proteção dos dentes como gengivas, ligamento periodontal e tecido ósseo.
Quando não é mais possível salvar o dente, pode-se substituí-los por implantes osseointegrados que atuam como raízes artificiais conectadas ao tecido ósseo, onde são fixadas as próteses que efetivamente irão recuperar a função e a estética para o paciente sem desgastes aos dentes naturais vizinhos como era necessário na fixação das próteses fixas convencionais (pontes).
Há mais de 40 anos os implantes osseointegrados oferecem esta possibilidade com segurança, e desde então, principalmente na última década, novas tecnologias trazem grandes benefícios aos pacientes.
Atualmente todo o ato cirúrgico é planejado em cima de imagens digitais em 3D obtidas em tomografia volumétrica de última geração que reproduz em detalhes e em tamanho real a localização exata de todas a estruturas anatômicas de interesse.
Os atuais implantes de osseointegração rápida (Tecnologia Suiça Straumann SLactive ou SLA) completam a conexão com o tecido ósseo em um período entre 21 e 42 dias contra 5 meses dos implantes convencionais, isto permite realizar um tratamento completo em 1/3 do tempo que é necessário para os implantes convencionais.
Uma técnica conhecida como “Carga imediata”, permite que os pacientes que se submeteram a implantes convencionais ou especiais, já saiam usando próteses provisórias fixas mesmo antes de se alcançar o completo processo de osseointegração, porém este prazo deve ser respeitado para a instalação das próteses em cerâmicas em qualquer um dos tipos de implantes.
O desenvolvimento tecnológico da Implantodontia, narrado aqui em breves palavras é apenas um exemplo dentre as especialidades odontológicas que apresentaram inovações tecnológicas e que vem beneficiando nossos pacientes a exemplo dos Lasers Odontológicos, da Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Oxigênio, da Endondontia Mecanizada, das Cerâmicas Puras Especiais, do tratamento Ortodôntico quase invisível com INVISALING, dentre outros.
Mas tudo isto só é possível com muito estudo e a dedicação de uma equipe compromissada com a ciência e a arte de oferecer o melhor para os nossos pacientes.
Clínica Odontológica Vitalis, aqui a saúde de sua família é vital.
CLÍNICA ODONTOLÓGICA VITALIS CRO/SC CL-415
Resp. Técnico: Dr. Pedro Ivo G.M.A. da Silva CRO/SC 4922 – www.odontovitalis.com.br