Neste sábado, 22 de março, numa ação do Distrito Norte dos Escoteiros e Cartório Eleitoral, foi realizado o primeiro Mutirão da Campanha Vote Certo, Vote em Joinville. O encontro teve por objetivo conscientizar os jovens escoteiros para a importância de fazer o título de eleitor e disseminar a ideia especialmente para os adolescentes de 16 e 17 anos, que tem direito ao voto, mas não a obrigatoriedade.
O Mutirão foi realizado na Câmara de Vereadores e atraiu também pessoas interessadas em transferir o título e ainda jovens comuns, que desejavam fazer o seu primeiro documento de eleitor. Os escoteiros ouviram mensagens do coordenador dos escoteiros, Nilson Vanderlei Weirich, do voluntário Fabiano Dell’ Agnolo, do Núcleo de Jovens Empresários da ACIJ, e ainda do juiz de direito Yhon Tostes.
A partir de abril, acontecem os Mutirões nas Escolas de Ensino Médio e nas maiores indústrias do Município. A Campanha tem por objetivo ampliar a representatividade política de Joinville e promover um debate mais amplo e rico, com maior engajamento e maior conscientização para o processo eleitoral. Reúne entidades empresariais, organizações sociais e o poder público, representado pela Justiça Eleitoral, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e Governo do Estado.
O foco está no aumento do número de eleitores, através do estímulo aos jovens para que façam o seu título de eleitor e para que migrantes (pessoas de outras cidades e estados que residem em Joinville) transfiram o titulo. Além da campanha publicitária, o Vote Certo, Vote em Joinville tem ações nas escolas públicas e privadas de ensino médio, shoppings centers e redes sociais, para informar e sensibilizar os jovens com direito ao voto, e mutirões em fábricas, condomínios e outros locais de grande concentração de público, para estimular a transferência de título por parte dos migrantes.
“O baixo investimento do Estado e da União, o volume de projetos e obras insuficientes para o atendimento à população e a representação política reduzida, tanto no Executivo quanto no Legislativo, nos levaram a reeditar a campanha, visando contribuir para que Joinville possa retomar sua força política, na mesma proporção da sua força econômica e densidade populacional”, avalia Mario Cezar de Aguiar, presidente da ACIJ.