A primeira visita oficial do governador Carlos Moisés da Silva em Joinville teve uma grande importância e deixou a classe empresarial esperançosa, bem como, as demais instituições por onde passou. Com maior significado, o fato de começar a se aproximar da cidade, conhecer os investimentos que o município precisa e estar próximo das pessoas que fazem o município pujante.
“Conhecer os investimentos que o município precisa”
Durante a passagem na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville ficamos satisfeitos em saber que a instituição centenária será respeitada pela sua história e terá as atuais atividades mantidas. Os voluntários atenderam 76.585 chamados para casos de urgência e emergência no ano passado.
Sabemos que o Estado precisa atender aos princípios básicos da legislação estadual acerca dos investimentos em áreas cruciais de Santa Catarina, como a saúde. A iniciativa privada e o poder público podem avançar em parcerias para investimentos. É o caso da duplicação do acesso ao Distrito Industrial.
Neste contexto, o ponto positivo a se destacar desta primeira agenda oficial é o fato de o governador se aproximar da cidade, isso é benéfico para todos. Joinville sempre estará à disposição do governador.
Mulheres, política e o mercado de trabalho
Durante a Primeira Guerra Mundial, as mulheres se posicionaram para obter melhores salários e reivindicar reconhecimento social, político e econômico. Depois de um manifesto na Rússia, em 1921, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 8 de março como Dia Internacional da Mulher.
A legislação trabalhista passa por atualizações e novas conquistas vêm sendo obtidas como direitos vinculados à maternidade. No mercado de trabalho, as grandes corporações detêm executivas em postos de comando e o mercado de trabalho começa a ter menor desequilíbrio nos postos de chefia.
No Brasil, o voto feminino restrito as casadas foi sancionado em 1932. Dois anos depois Santa Catarina teve a primeira deputada estadual eleita: a educadora e jornalista Antonieta de Barros. Porém, votar sem distinção é direito conquistado somente em 1946. No parlamento catarinense há cinco mulheres – a maior conquista desde sua existência, no entanto, o número representa somente 12,5% das 40 cadeiras.
Diretas
HOMENAGEM: O Conselho das Entidades Empresariais, formado pela Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL, vai homenagear o joinvilense Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Aguiar é empresário e ocupa o posto de maior representatividade empresarial em Santa Catarina. O evento tem apoio do Simpesc, Sinditextil, Sinduscon e Sinqfesc. O jantar por adesão na plataforma Sympla será no dia 18, na Sociedade Harmonia Lyra.
TRABALHO: Vista-se para o sucesso no trabalho será tema abordado pela jornalista Rosângela Espinossi, autora do livro 101 segredos para se vestir bem no trabalho. A consultora vai falar acerca da mensagem transmitida na forma de trajar. O Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIJ promove a palestra no dia 21, às 19h, no Salão Nobre Schultz, ao valor de R$ 20 para associados e R$ 30 para não associados.
DECORAÇÃO: Mercado de decoração e interiores – dobre seus lucros mesmo na crise é o tema da palestra do 4º Café Decora com a coach Marjorie Orbem. O evento é promovido pelo Núcleo Decora Joinville e acontece no dia 12, às 8h, no Salão Tigre, na ACIJ.
Agenda
- 12/03, curso: Faltas o que a empresa deve fazer quando o empregado não vem? Das 8h30 às 11h30, na Sala Martinelli.
- 12, 14, 21 e 26/03, curso: Planejamento tributário para pequenas e médias empresas, das 18h30 às 22h30, na Sala Jaime Grasso.
- 12/03, curso: Gestão de desempenho em operações com indicadores, das 18h30 às 22h30, na Sala Wetzel.
Você sabia?
A indústria de Joinville gerou 941 novas vagas de trabalho formal em janeiro, destaque para os setores químico, têxtil e metalúrgico. No total, 1.580 empregos. (Fonte: Caged)