As principais lideranças empresariais e políticas do Estado participaram da solenidade de posse da diretoria, conselhos e presidentes de Núcleos da Associação Empresarial de Joinville. Mais de 600 pessoas acompanharam o evento, nesta segunda, 29, na Sociedade Harmonia Lyra, quando o presidente reeleito da ACIJ João Joaquim Martinelli lembrou ao governador Raimundo Colombo que é importante a chegada de novas empresas ao Estado, mas que “não podemos esquecer das empresas que já estão aí. Perdermos Busscar e Duque, entre outras tantas. Ainda dá tempo de recuperar muitas delas”, afirmou em seu discurso.
A ACIJ tem trabalhado forte na aprovação da elevação do teto do Supersimples e busca alternativas locais e regionais para a melhoria do ambiente de negócios para as empresas de todos os portes. Como exemplo, durante a solenidade, foi assinado convênio que oficializa a instalação da Junta Comercial do Estado (Jucesc) na sede da ACIJ, com vistas a reduzir a burocracia e simplificar processos de aberturas de empresas.
Martinelli também reforçou a importância de melhoria da mobilidade do município, com a proposta de um novo acesso à cidade, além da continuidade de obras como a duplicação da Avenida Santos Dumont e os projetos de duplicação da Dona Francisca e do acesso do distrito industrial (Hans Dieter Schmidt e Edgard Nelson Meister). O Governo do Estado também celebrou convênio para pavimentação da Estrada dos Suíços, no Vila Nova.
O evento começou com a premiação aos Núcleos da Casa que mais se destacaram no último exercício: o Núcleo de Gestão Empresarial ganhou o troféu Bronze; quem levou a prata foi o Núcleo de Empresas Contábeis; e, com grande festa, o Núcleo de Imobiliárias comemorou a conquista do Troféu Ouro.
Na sequência, com o objetivo de reconhecer o trabalho voluntários de seus diretores e conselheiros, a ACIJ lançou o Anuário de Dirigentes 2015. O primeiro documento foi entregue ao Sócio Benemérito Udo Döhler, e ao final distribuído a todos os presentes. A Casa ainda fez uma homenagem especial ao conselheiro Hírio Antônio Wolf, que há 30 anos apoia as ações da ACIJ.
O presidente da FIESC, Glauco José Corte, apresentou detalhes do Encontro Brasil Alemanha, evento que a cidade recebe nos dias 20 a 22 de setembro. Sucederam-se os discursos do prefeito Udo Döhler, do senador Paulo Bauer, e do governador Raimundo Colombo. O evento encerrou com um jantar, que se estendeu até depois das 23 horas.