Trafegar na obra concluída da duplicação do acesso ao Distrito Industrial, trecho das avenidas Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister, é um desejo dos joinvilenses, trabalhadores e empresários que detém negócios na área Norte de Joinville. Nesta semana temos a agradecer ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, por ter autorizado o início dessas obras em ato na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).
“O estilo do governador Moisés não é o de prometer, mas o de falar somente quando o assunto tiver a solução”
Recebemos uma plateia de 300 pessoas para dividir conosco esse momento histórico, porque é uma obra defendida pela ACIJ há anos. Obviamente, a parte mais difícil era ter a autorização para a execução, o que foi concretizado na sexta-feira pelo governador do Estado. Diariamente, pela via circulam 20 mil veículos de pequeno e grande porte; é nesta rodovia que trafega o Produto Interno Bruto (PIB) de Joinville, correspondente a 8% da riqueza de Santa Catarina. É a rota de escoamento da produção das indústrias. Além disso, une a BR 101 com as universidades e o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola.
Segurança jurídica
ACIJ defende lei geral de licenciamento ambiental
No debate municipal para tornar mais ágil o processo de licenciamento ambiental, Joinville ganha mais um apoio. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), relator do projeto de “Lei Geral de Licenciamento Ambiental”, esteve na cidade e, defendeu procedimentos mais ágeis durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores. Kataguiri propôs critérios objetivos para licenças e estabelecimento de prazos unificados no país. Hoje são regulados por normas municipais, estaduais e federais.
Ainda, na audiência pública, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, anunciou a portaria estadual sobre as regras para emissão de Licença Ambiental de Operação (LAO). Passa a ser com renovação automática. A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) tem acompanhado o debate sobre licenciamentos ambientais nas esferas municipal, estadual e federal e, defende um procedimento mais claro, e uma lei geral única pode representar mais segurança ao empreendedor e menos insegurança aos técnicos analistas.
NEUROCIÊNCIA: Marcelo Peruzzo é autoridade na área de neurogestão e marketing digital. Ele estará na ACIJ amanhã, 18, das 8h às 12h, durante evento sobre os impactos da neurociência nos negócios. Outras duas palestras durante a manhã abordam a sintonia entre a neurociência, a liderança e a gestão de pessoas, com Pedro Luiz Pereira e o método dream marketing será exporto por Gilmara Zanella.
DECORAÇÃO: O Núcleo Decora Joinville lança amanhã, 18, das 8h às 10h30, na ACIJ, o novo portal e o cartão exclusivo para clientes das empresas associadas, o Decora Card. Silvana Pretto e Patricia Kuhn Schuster, arquiteta e publicitária, apresentam novas perspectivas do setor de interiores e decoração com a Milano Design Week 2019.
RELACIONAMENTO: Para conectar empreendedores e melhorar a captação de clientes e a prospecção de mercado para empresas da cidade e região, a ACIJ promove sessão de negócios. Será amanhã, às 14h, na sede da entidade. O evento é organizado em formato de reunião comercial com participação de empresas de diferentes segmentos.
Agenda
- 25 a 27/06, curso: Estratégias e habilidades comportamentais em vendas, das 18h30 às 22h30, na Sala Nivaldo Nass.
- 25/06, palestra: Liderança 4.0, das 18h30 às 22h30, na Sala Martinelli.
- 26 e 27/06 e 3 e 4/07, workshop: Consciência financeira, das 19h às 22h, na Sala Martinelli.
Você sabia?
Depois de três quedas consecutivas na comparação mensal, a receita tributária do Estado cresceu 5,7 % em abril, totalizando R$ 2,421 bilhões. No ano totaliza R$ 9,610 bilhões. Quando comparado com abril de 2018, a receita cresceu 12,7%, no ano, 15,1% e nos últimos 12 meses, 14,7% – Fonte: SDS