Joinville começou 2022 com um saldo positivo de 1.529 empregos. Esta foi diferença entre vagas abertas e postos de trabalho fechados em janeiro, segundo estudo divulgado pelo CAGED nesta quinta-feira, dia 10 de março.
A terceira maior economia da região Sul do Brasil registra agora um total de 218.067 empregos formais. As empresas associadas à ACIJ são responsáveis pela geração de cerca de 70% destas vagas.
O resultado de janeiro também foi positivo no Estado e no País. Com 23.358 vagas, Santa Catarina teve o segundo melhor desempenho no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo. O teve saldo de 155.178 vagas.
“O saldo positivo mostra que o mercado de trabalho formal continua crescendo, como ocorreu no ano passado, em que Joinville registrou um total de 12.824 novos empregos”, afirma o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.
A ACIJ destaca que 2022 tem uma série de desafios para o setor produtivo manter a recuperação do nível de emprego.
“Além da pandemia, temos a alta da inflação, a crise energética, o ano eleitoral e mais recentemente a guerra entre Rússia e Ucrânia. São fatores que impactam a economia e desafiam o desempenho das empresas”, conclui Corsini.