Na tarde desta quarta-feira, dia 5 de abril, a Secretaria da Saúde confirmou o terceiro óbito em decorrência de dengue registrado em Joinville neste ano. Trata-se de uma mulher, de 34 anos, moradora do bairro Jardim Paraíso. O óbito ocorreu em uma unidade hospitalar da rede privada no dia 4.
A segunda morte havia sido confirmada no dia anterior. Trata-se de uma mulher, de 54 anos, moradora do bairro Iririú. O óbito ocorreu em uma unidade hospitalar da rede pública no dia 3.
Após investigação epidemiológica, com realização de exame junto ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), foi possível confirmar que as duas mortes foram decorrentes de complicações causadas pela dengue.
Desde 1º de janeiro deste ano, 2,8 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville. Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue está nas residências.
Em 2022, Joinville registrou 21,3 mil casos de dengue e 19 óbitos. Por meio das ações de acompanhamento e monitoramento permanentes realizadas pelos servidores da Vigilância Ambiental, mais de 16,4 mil focos do mosquito foram identificados e eliminados.
VIGILÂNCIA AMBIENTAL
A equipe da Vigilância Ambiental continua realizando as ações de combate à dengue, incluindo visitas domiciliares, aplicação de fumacê, monitoramento de armadilhas, orientações e aplicação de larvicida.
Mensalmente, uma média de 25 mil visitas são realizadas para identificar e eliminar recipientes com água parada que podem servir de criadouro para o mosquito.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Na terça-feira (28/3), entrou em funcionamento a Central de Atendimento da Dengue de Joinville, na UniSociesc Campus Park, no bairro Boa Vista.
O serviço é voltado para pessoas com 15 anos ou mais, que apresentam sintomas leves e moderados da dengue. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Caso necessário, o horário poderá ser ampliado.
Os sintomas mais comuns são: febre alta; dor no corpo, nas articulações ou atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.
A Central de Atendimento da Dengue é uma iniciativa da Prefeitura de Joinville, com apoio da UniSociesc, Tupy S/A e 62º Batalhão de Infantaria.
Pacientes que apresentam sintomas severos, como sangramento, dor aguda, desmaio ou confusão mental devem buscar atendimento imediato nas Unidades de Pronto-atendimento (UPAs).
APOIO DO CONSELHO DAS ENTIDADES
A ACIJ e o Conselho das Entidades estão apoiando a Prefeitura no combate à doença.
Atualmente, os maiores focos do mosquito que transmite a dengue estão nas residências.
Por isto, ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL Joinville pedem que colaboradores das empresas associadas, parceiros e comunidade participem dos mutirões liderados pela saúde pública.
Em apenas dez minutos você consegue identificar e eliminar em sua casa pontos favoráveis ao mosquito.
Faça sua parte!
Precisamos lutarJUNTOS contra este inimigo que pode causar a morte.
Clique nas imagens para baixar e usar artes de alerta contra a doença!
SAIBA COMO AJUDAR
- O primeiro cuidado é eliminar do quintal, terreno ou residência, todo tipo de lixo, entulhos e recipientes que possam acumular água.
- Isso vale para objetos de todos os tamanhos, desde tampinhas de garrafa, partes de garrafas de vidro utilizadas em cima dos muros, entre outros.
- Pneus velhos e outros objetos devem ser guardados em locais secos e abrigados da chuva.
Confira outras medidas também devem ser adotadas:
- Caixas de água vedadas
- Calhas totalmente limpas
- Galões, toneis, poços, tambores bem fechados
- Pneus sem água e em lugares cobertos
- Garrafas vazias e baldes com boca para baixo
- Ralos limpos e com tela
- Ar-condicionado com bandeja limpa e sem água
- Pratos de vasos de planta com areia até a borda
- Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água
- Vasos sanitários sem uso sempre fechados
- Lonas de coberturas bem esticadas para evitar poças de água
- Piscina deve ter a água tratada com cloro e estar coberta
- Verifique e faça a troca de água de fontes
Mais informações no link bit.ly/DezMinutosContraDengue