Confira abaixo texto do colunista econômico, Claudio Loetz, publicado no site NSC Total sobre as cidades catarinenses que se destacam no ranking das cidades mais empreendedoras do país, segundo estudo da Endeavor e da Enap. Na edição 2020 do levantamento, foram analisados os cenários das 100 cidades mais populosas do país, avaliando condições relacionadas a ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Clique aqui para acessar o relatório completo.
Florianópolis, Joinville e Blumenau aparecem no ranking de cidades mais empreendedoras do país, segundo estudo da Endeavor e Escola Nacional de Administração Pública, a Enap. Na lista dos cem maiores municípios, a capital do Estado aparece na segunda colocação geral, com 8,17 pontos, atrás, apenas, de São Paulo, que marcou 95 de 10 possíveis.
Entre os dez melhores colocados estão Osasco, Vitória, Brasília, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Jundiaí, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Joinville surge na 16ª posição, com nota 7,09 e Blumenau na de número 17, com 6,87.
Florianópolis se destaca em dois critérios: inovação e capital humano, liderando o ranking nacional nos dois casos. Joinville vem melhorando sua posição no ranking e, neste ano, já ocupa a quarta posição no quesito inovação. No mesmo índice, Blumenau fica na posição de número 20. Joinville ainda é a 25ª mais bem classificada no item capital humano, com Blumenau na 47ª posição.
Quando se avaliou o acesso ao capital, Florianópolis é o sexto município mais bem posicionado, tendo Blumenau na 28 posição e Joinville, bem distante, na colocação de número 42 dentre os cem melhores do país. Já em infraestrutura, Joinville, na 30ª colocação, fica, de novo, atrás das duas outras cidades catarinenses: Florianópolis em 15º lugar e Blumenau na 24ª posição.
Em dois critérios – ambiente regulatório – conjunto de leis e regras a orientar os empreendedores – e cultura empreendedora, Santa Catarina ainda deixa a desejar. Florianópolis é a 23ª cidade no quesito ambiente regulatório, mas Joinville está apenas na posição 27 e Blumenau, pior, estagnou em 58º entre as cem cidades listadas no ranking.