Com a presença do presidente do Joinville Esporte Clube Vilfred Schapitz, a diretoria do JEC apresentou proposta para criar a via societária para o time, por meio do Projeto Lei 5.082/16.
“Queremos tornar o JEC uma empresa sadia. Temos muitas dificuldades, com déficit muito alto. Mas, estamos buscando formas de tornar o Joinville uma empresa saudável”, afirmou Schapitz.
O projeto lei permite aos clubes a criação de uma “sociedade anônima do futebol – SAF a qual terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas“ (Similar a Lei 6.404/76). Deve usar a expressão Joinville Esporte clube SAF. Atualmente o Estatuto do JEC permite a criação de uma sociedade empresarial.
A ideia mais viável, segundo a direção, é transferir os Direitos e Ativos do clube para a SAF para a formação do seu capital nessa sociedade.
Poderiam ser explorados os direitos de:
- Participar de competições profissionais de futebol (Exclusiva da SAF);
- Formação/Negociação de Direitos Econômicos de Atletas Profissionais;
- Explorar a Marca do Clube;
- Outros objetos a serem previstos no Estatuto SEF ligados ao futebol.
“Fazia tempo que o JEC não vinha na ACIJ e queremos vir mais vezes. Vamos precisar de toda a comunidade, para colocar o Joinville no lugar onde ele merece estar”, afirmou o diretor de Marketing, Delcir Iguatemi da Silveira Jr.