Joinville registrou em junho um saldo de 1.411 empregos, na diferença entre a criação e o fechamento de postos de trabalho, segundo levantamento do CAGED divulgado nesta semana.
No melhor desempenho entre os seis primeiros meses do ano, Joinville respondeu por quase 15% dos 9.676 empregos criados em Santa Catarina.
A cidade tem um saldo acumulado de 6.254 vagas criadas na primeira metade deste ano. E o total de empregos no mercado de trabalho formal passa a ser de 222.792 vagas.
“É relevante celebrarmos bons números como estes apresentados pelo CAGED de junho. Também é verdade que resultado acumulado está abaixo do registrado no mesmo período do ano passado”, destaca a presidente da ACIJ, Margi Loyola.
“Confiança e cautela traduzem o sentimento do setor produtivo neste momento. Confiança pelo histórico de inovação e de capacidade de reinvenção e superação das nossas empresas. Cautela pelos muitos desafios desta segunda metade do ano”, avalia a empresária.
Entre os desafios que as empresas estão enfrentando estão inflação e juros elevados que reduzem o poder aquisitivo, as expectativas do período eleitoral, a escassez de insumos para atender a demanda e a dificuldade de contratação de profissionais com o nível de capacitação exigido pelo perfil das vagas disponíveis.