Joinville voltou a registrar em julho saldo positivo de empregos, segundo levantamento mensal do Caged. A diferença entre a soma de admissões e o total de desligamentos foi de 711 vagas. Este foi um dos assuntos da reunião de diretoria realizada na última segunda-feira, dia 24.
É o segundo mês seguido que a cidade registra saldo positivo, mesmo com a crise provocada pela pandemia de coronavírus. O Caged de junho apontou saldo positivo de 1.883 vagas. Nos três meses anteriores – março, abril e maio –, os resultados foram negativos.
Há pelo menos mais três informações no levantamento de julho que permitem uma análise positiva:
- A exemplo do que ocorreu em junho, Joinville voltou a ter saldo positivo em todos os quatro principais pilares da sua economia (indústria, comércio, serviços e construção civil).
- Santa Catarina registrou um saldo positivo de 10.044 vagas, resultado quase três vezes melhor que no mês anterior.
3) E o Brasil teve um saldo positivo de 131.010 vagas. Para efeitos de comparação, no mês anterior o saldo foi de -10.984 e em maio o total negativo ficou acima de 330 mil vagas.
“Em que pese o saldo do ano continuar negativo, em função das fortes perdas causadas pela crise em abril, maio e junho, o registro de dois meses seguidos de resultado positivo reforça nossa esperança de recuperação. Vamos continuar trabalhando para gerar mais empregos e acompanhando os próximos meses para verificar se os números mantêm a tendência de reação”, afirma o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.
A ACIJ tem trabalhado em duas frentes para ajudar na recuperação do nível de emprego: uma com orientações e capacitações que ajudem os associados a superarem os desafios; outra com construção de pontes com as três esferas do poder público para criar condições sólidas para a retomada da economia.