Quando a coluna assinada por Claudio Loetz surgiu, a economia de Joinville era predominantemente industrial. Atualmente, a área de serviços se destaca na geração de riquezas e a inovação e tecnologia se tornaram essenciais para cidade manter sua posição de liderança no estado. Essas são algumas das transformações apresentadas pelo jornalista Cláudio Loetz na Associação Empresarial de Joinville (Acij) nesta segunda-feira, 20.
Com o tema “As transformações econômicas de Joinville entre 1999 e 2019”, a palestra marcou o vigésimo aniversário da coluna publicada no jornal A Notícia. Formado em comércio exterior e jornalismo, o colunista tem 40 anos dedicados à profissão; é especializado na cobertura de economia, negócios e do setor empresarial do município.
“Principalmente os mais jovens, que hoje ingressam no mercado de trabalho, devem conhecer o histórico econômico de Joinville e as perspectivas da economia local”, ressaltou o presidente da Acij, João Joaquim Martinelli, que conduziu a reunião com a presença do prefeito Udo Döhler.
Ao relembrar os cenários das principais indústrias e dos setores econômicos mais fortes, o jornalista demonstrou como o perfil do trabalho se transformou neste período. Citou tradicionais empresas, a chegada de multinacionais à região e o crescimento do setor de serviços que se desenvolveu a partir da indústria. Além disso, falou sobre a instalação de parques tecnológicos, o que faz o município ingressar na nova era de revolução industrial mundial.
“A indústria terá de se reinventar com o advento da indústria 4.0, o uso cada vez maior de robôs e de outras tecnologias. E transformações velozes, a mudar estilos de negócios e padrões de vida da sociedade”, afirmou Loetz. “O que vai ser decisivo mesmo é algo simples, que todos falam há décadas, mas que será inevitável praticar de fato: atender as necessidades dos consumidores”.
Na oportunidade, além da análise histórica, teve debate sobre a economia atual e as tendências do futuro da cidade. Segundo o prefeito Udo Döhler, o município poderá, em breve, chegar ao posto de segunda maior economia do Sul. “O momento é de transição, é preciso evoluir em questões como mobilidade, infraestrutura e opções de cultura e lazer”, ponderou.
NSC 40 anos
Na mesma ocasião, o diretor Comercial da NSC, Luciano Moura, e o gerente Regional de Jornalismo na NSC, Domingos Aquino, fizeram exposição sobre os 40 anos do maior grupo de comunicação do Sul do país – são 22 veículos, sendo seis emissoras de televisão, oito de rádio, cinco jornais e três portais.