O presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, André Bazzo, anunciou na reunião do Conselho que deve assinar com a ACIJ, em 29 de junho, o convênio que possibilitará a instalação da sede da Jucesc em Joinville, na sede da Associação.
Também participaram da reunião o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Carlos Chiodini; o secretário de Integração e Desenvolvimento de Joinville, Jalmei Duarte; e o secretário municipal da Fazenda, Nelson Corona.
Bazzo informou que Joinville tem uma média de seis mil novas empresas/ano. Mas, somente até maio, 717 empresas foram extintas (em 2014 todo, foram 1515 empresas extintas). As novas empresas aumentaram em 1,89% no início deste ano, mas as baixas foram de 14,47% em todo o Estado.
Com plantões e Fale Conosco (fones 48 3665 5984 e 5985), a Jucesc procura seguir o caminho do Sistema Bancário e facilitar a vida do empreendedor, do advogado e do contabilista. A Junta também já desenvolve um aplicativo para smartphone (app).
Entre as novidades, estão o Via Azul, um sistema que visa garantir agilidade para alguns tipos de empreendimentos. Para a maioria deles, o objetivo é liberar uma nova empresa em 90 minutos, segundo Bazzo.
O Secretário Chiodini destacou a criação do Instituto do Meio Ambiente, para substituir a Fatma com mais agilidade; o Programa Catarinense de Energias Renováveis; e a Agência de Atração, em parceria com a Fiesc.
Anunciou ainda que a SDS está fazendo 13 centros de inovação e um deles será em Joinville, cuja licitação deve ser anunciada em breve. Vamos buscar modelos com realidades semelhantes à nossa, como México, Chile e Colômbia.