Investimentos em infraestrutura, parcerias de valor e cultura marcaram o aniversário de 113 anos do Hospital São José, de Joinville. A data foi celebrada nesta terça-feira, 4, em solenidade com a presença de autoridades, servidores e empresários. O memorial foi revitalizado e na mesma oportunidade oficializada a doação de 21 macas adquiridas pelo Conselho das Entidades Empresariais, em ação capitaneada pela Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).
O documento foi assinado pelo vice-presidente da ACIJ, empresário Ovandi Rosenstock, prefeito Udo Döhler e diretor-presidente do Hospital São José, Jean Rodrigues da Silva. A vice-presidente da entidade, empresária Maria Regina de Loyola Alves também prestigiou o ato de doação. Confeccionados em aço e com modelo “carro maca”, os equipamentos são mais leves e podem ser usados por pacientes obesos com até 190 quilos e servem para locomoção nos quartos e corredores.
Agradecendo à parceria da ACIJ ao voluntariado, o prefeito Udo Döhler propôs à entidade a doação de mais equipamentos. E Rosenstock assegurou: “Faremos a doação de mais sete camas”, disse sem descartar novas parcerias. Em outra oportunidade, no passado, o empresário fez a doação dos condicionadores de ar do setor de oncologia. As macas estão em uso desde a semana passada, quando foram entregues.
Humanização com arte e cultura
Para marcar o compromisso de oferecer ao paciente atendimento humanizado e de qualidade, a Hospital São José levou arte e cultura para o seu interior. O grupo de ceramistas da Escola de Artes Fritz Alt, integrante da Casa da Cultura, criou 11 painéis com peças que foram distribuídas pelos corredores e setores da unidade de saúde, conferindo ao ambiente mais cores e vivacidade. Também em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), foi criado o programa cultural CurArte, que vai realizar apresentações mensais de música, teatro, dança, cinema e oficinas de artes visuais aos pacientes internados.