O aeroporto de São José dos Campos (SP) é o terminal aeroportuário regional com maior potencial de desenvolvimento econômico no país, segundo estudo divulgado pela empresa de Inteligência de Mercado Urban Systems, que teve como base o programa de investimentos em logística para aeroportos do governo federal.
O estudo traz uma relação dos 100 aeroportos regionais brasileiros com potencial de desenvolvimento. Entre os 20 com “muito alto” potencial, 11 estão na região Sudeste. Outros 7 estão na região Sul, 1 no Nordeste e 1 no Centro-Oeste. Seis deles ficam no estado de São Paulo, 4 no Paraná, 3 em Minas Gerais, 2 no Rio de Janeiro, 2 em Santa Catarina, 1 na Paraíba, 1 no Rio Grande do Sul e 1 em Goiás.
Os cinco primeiros são Aeroporto de São José Dos Campos (SP), Aeroporto de Ribeirão Preto (SP), Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola (SC), Aeroporto de Campos dos Goytacazes (RJ) e Aeroporto de Uberlândia – Tenente Aviador César Bombonato (MG).
Outros 20 têm potencial “alto” de desenvolvimento, 20 têm potencial “médio” e 40 têm potencial “baixo”.
A classificação foi determinada por fatores como infraestrutura e localização, transporte de passageiros, transporte de cargas, hospedagem, varejo e educação.
“Para aferir o desempenho criamos o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), uma metodologia que leva em consideração aspectos como informações comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais dos impactos da atividade portuária na região estudada”, explica o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção.
O objetivo do levantamento, além de avaliar o potencial dos complexos, é destacar o papel indutor dos aeroportos na economia regional. Segundo Assunção, 50% das viagens realizadas nos aeroportos regionais são feitas por executivos.
Veja o ranking dos 20 aeroportos:
Aeroporto de São José Dos Campos (SP)
Aeroporto de Ribeirão Preto (SP)
Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola (SC)
Aeroporto de Campos Dos Goytacazes (RJ)
Aeroporto de Uberlândia – Tenente Aviador César Bombonato (MG)
Aeroporto Regional de Maringá – Internacional de Cargas (PR)
Aeroporto Municipal de Cascavel – Cel. Adalberto Mendes da Silva (PR)
Aeroporto de Londrina – Governador José Richa (PR)
Aeroporto de Caxias Do Sul (RS)
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas (PR)
Aeroporto de Macaé (RJ)
Aeroporto Civil de Anápolis (GO)
Aeroporto de Sorocaba – Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz (SP)
Aeroporto Presidente João Suassuna – Campina Grande (PB)
Aeroporto de Bauru (SP)
Aeroporto Estadual de Presidente Prudente (SP)
Aeroporto de Uberaba – Mário de Almeida Franco (MG)
Aeroporto de São José do Rio Preto (SP)
Aeroporto de Chapecó (SC)
Aeroporto de Montes Claros – Mário Ribeiro (MG)
Fonte: G1