A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC através do seu Presidente, Senhor Luiz Roberto de Oliveira – Prefeito de São Francisco do Sul, juntamente com os Prefeitos dos municípios associados: Araquari, Balneário Barra do Sul,Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho e São Bento do Sul reunidos em 04 de setembro, às 16hs, no Auditório da Amunesc, em Joinville M A N I F E S T A M sua indignação diante do novo adiamento da abertura das propostas para a duplicação da BR-280 entre o Porto de São Francisco do Sul e a BR- 101. E, aproveitam este momento para reivindicar, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Santa Catarina – DNIT, agilidade no Processo Licitatório para as obras de Duplicação da BR 280,
” uma prioridade histórica da região nordeste catarinense.”
Apesar da Região esperar há 13 anos pela duplicação esta obra integra oficialmente a Pauta Municipalista desde 16 de março de 2012 quando os Prefeitos da região referendaram, por unanimidade , a duplicação da BR 280 como a principal prioridade no âmbito federal do nordeste catarinense.
Tal prioridade foi baseada nas demandas emanadas pelos diversos segmentos da comunidade envolvidos, pela segurança e pelo desenvolvimento sustentável da região e especialmente pelo clamor das famílias que tragicamente perderam seus familiares nesta via de acesso federal.
Há um descaso com o norte do Estado de Santa Catarina e as mortes engrossam as estatísticas, que neste ano registrou só no primeiro semestre, 24 mortes, que superam os números de óbitos por acidentes no ano de 2013, quando 15 pessoas perderam a vida. Não há como falar em desenvolvimento e em qualidade de vida sem falar em segurança, também nas estradas.
O Edital do Processo Licitatório, lançado no ano passado, foi cancelado em fevereiro. Novo processo foi instaurado com a abertura prevista para o dia 28 de agosto, que foi adiada e remarcada para o início de outubro pelo DNIT devido a necessidade de retificar o Edital.
Diante de todo o exposto, a Associação, através de seus Prefeitos e com o apoio das instituições e cidadãos abaixo assinados, solicitam que os órgãos competentes concentrem esforços na retificação do Edital publicando-o mais breve possível.
Fonte: Amunesc