A Medalha é o reconhecimento definitivo da cidade aos Voluntários, pelo trabalho que orgulha os joinvilenses
Fundada no ano em que Joinville comemorava seu sexagenário, a ACIJ se orgulha de sua história de envolvimento e cumplicidade com o município, que completou 167 anos na última sexta-feira, dia 9 de março. Por isso, a entrega da Medalha Dona Francisca ao sócio benemérito José Henrique Loyola e à Corporação de Bombeiros Voluntários de Joinville na última quinta-feira foi motivo de muito orgulho para a Casa. Loyola foi o principal responsável pela celebração do convênio entre as associações empresariais de Joinville, Brusque e Blumenau e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, em 1991.
A forte parceria com os alemães resultou na maior abertura e apoio da casa para as empresas de micro e pequeno porte, com os Núcleos Setoriais, modelo que hoje está em todo o Brasil, via Projeto Empreender. Foi desta parceria que surgiu a profissionalização Das associações empresariais, tornando-as mais modernas e eficientes.
Empresário, vice-prefeito, secretário de Estado e senador, Loyola é controlador da Companhia Fabril Lepper e da Fiação São Bento. Entre muitas outras atividades, presidiu aETT/Sociesc e da ACIJ. Loyola foi presidente da Corporação de Bombeiros por quase 10 anos. Com 125 anos completados em 2017, a CBVJ atendeu 6.607 ocorrências no ano passado, com 133 mil horas de dedicação dos voluntários.
Também no ano passado, os Bombeiros inauguraram sua nova sede, mais ampla, moderna e funcional. A Medalha Dona Francisca é o reconhecimento definitivo da cidade ao trabalho que orgulha os joinvilenses pela sua relevância e pelo exemplo que dá ao Estado e mesmo ao país.