A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) por meio do Núcleo de Corretoras de Seguros traz a cidade o empresário Jayme Garfinkel. Considerado pela revista Forbes, 2018, um dos investidores mais bem sucedidos do país. A palestra gratuita a comunidade compõe as atividades de aniversário de 108 anos da ACIJ, será realizada no Salão Nobre, na sede da entidade, na terça-feira, 19, às 19h.
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), ligada ao Ministério da Fazenda, o mercado catarinense possui somente 20 seguradoras com autorização para operar e 1,4 mil corretores. Em Joinville, há oito companhias com estrutura física, mas outras atendem remotamente. O setor arrecada, anualmente, aproximadamente R$ 7 bilhões em Santa Catarina.
De toda a frota de veículos circulantes no estado, 29% possui seguro. No mês de janeiro o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) registrava 2.882,130 milhões de automóveis. Os índices de criminalidade e violência têm contribuído para alavancar o setor, no caso dos veículos, mas a cobertura de residências é menor de 20%. Com base na pesquisa da consultoria Eleven Financial, ainda é preciso explorar mais o mercado de seguro odontológico, residencial, de vida e a previdência privada.
Na palestra na ACIJ, Garfinkel vai expor a trajetória profissional e pessoal, ambas se intercalam com a ascensão da Porto Seguro. Vai contar as suas experiências da formação de uma empresa solida que atualmente ocupa quarta posição no mercado brasileiro e lidera os seguros na área de imóveis e residências e conta com 15 mil colaboradores diretos e 120 filiais em todo o país. A empresa começou as atividades em São Paulo durante o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945. À época, era a 44º companhia no Brasil como 25 funcionários.
Jayme Brasil Garfinkel
É formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1970; cinco anos depois fez pós-graduação em administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas. Ingressou na Porto Seguro em 1972 como assistente da diretoria depois do seu pai Abrahão Garfinkel ter adquirido a empresa. Com a morte do pai em 1978, assumiu os negócios no posto de diretor vice-presidente, quando ainda tinha 33 anos.
Atualmente preside o conselho de administração da Porto Seguro S.A.; também acumula a presidência do conselho de administração e a direção da holding Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A.; dirige a Federação Nacional de Seguros Gerais e integra o conselho Superior Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. Integrou ainda o Conselho Nacional de Seguro Privados e o Sindicato de Companhias de Seguro e Capitalização do Estado de São Paulo.