A troca de experiências no meio associativista é uma prática muito comum. O que dá certo em uma associação empresarial em Santa Catarina serve de exemplo para outras entidades no Brasil e até no exterior. A recíproca também é verdadeira, tanto que um dos programas de maior sucesso no associativismo, o Programa Empreender, veio da Alemanha.
Por conta disso, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) receberá na próxima semana uma comitiva de técnicos das câmaras de comércio e indústria de Honduras, Guatemala e El Salvador.
Os profissionais vêm a Santa Catarina conhecer especificamente a atuação da Facisc e das associações empresariais de Florianópolis, Guaramirim, Jaraguá do Sul e JOINVILLE, com as soluções empresariais, ou seja, serviços oferecidos pelas entidades aos seus associados, os quais geram renda e sustentabilidade para as ACIs.
O grupo será formado pelo coordenador regional – Centro de Formaçăo Profissional de Baviera da Alemanha (BFZ)/Projeto Consolida, Alberto Zeni, o gerente de comunicação e integração – Câmara de Comercio e Industria de Tegucigalpa/Honduras, Roberto Rodríguez, a coordenadora de Projetos – Câmara de Industria de Guatemala/Guatemala, Jhenifer Urizar, a gerente de Desenvolvimento Empresarial – Câmara de Comercio e Industria de El Salvador/El Salvador, Laura Canizalez e a gerente de Integração de Sócios – Câmara de Comercio e Industria de El Salvador/El Salvador, Verónica Reyes.