Com 520 mil habitantes e cerca de 290 mil veículos, Joinville enfrenta, a exemplo da maioria das cidades brasileiras, graves problemas de trânsito devido a falta de planejamento, não prioridade ao transporte coletivo e ao excesso de veículos em circulação. A realidade é que a infraestrutura atual já não atende o seu rápido desenvolvimento.
Uma oportunidade para discutir o desafio da mobilidade urbana na cidade e região é a 5ª edição de Debates AN de 2011, que será promovida nesta quarta-feira, dia 30. O evento acontece das 10 horas ao meio-dia, no Salão Nobre da ACIJ.
Quatro convidados participam da mesa de debates: o diretor da UFSC em Joinville (faculdade de Engenharia da Mobilidade), Acires Dias; a presidente da Fundação Instituto de Planejamento e Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), Roberta Schiessl; o secretário estadual de Infraestrutura, Valdir Cobalchini; e o presidente da ACIJ, Udo Döhler.
Na abertura do encontro, o diretor do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, apresentará a análise dos números da pesquisa sobre mobilidade urbana realizada em parceria com a RBS, e divulgada na última semana pelo jornais do Grupo
Realizada entre 6 e 28 de agosto, a pesquisa solicitou a opinião de quatro mil motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo e táxis, através da atribuição de notas de zero a 10, a diversas questões relacionadas à mobilidade.
Confira aqui os detalhes da pesquisa.
Para participar do debate, basta fazer a inscrição pelo telefone 3461.3333, com Taís, ou pelo e-mail angela@acij.com.br.
Crédito da foto: Portal A Notícia