Pontual como preza a disciplina militar, o vice-presidente do Brasil, Antonio Hamilton Martins Mourão, falou na semana passada aos empresários, setor produtivo e convidados da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Durante a abordagem sobre a conjuntura do país e os desafios no mundo do século 21, abordou a revolução tecnológica, globalização, democracia liberal, capitalismo, estado de direito, sociedade civil organizada, competência humanas e destacou a importância de se manter um pacto de gerações, principalmente, voltado aos valores morais. Diminuir a desigualdade social, ter uma democracia próspera e liberal abaixo da Linha do Equador e garantir o crescimento das empresas são metas do atual governo.
“Diminuir a desigualdade social, ter uma democracia próspera e liberal abaixo da Linha do Equador e garantir o crescimento das empresas são metas do atual governo”
Mourão também analisou as relações com os países que o Brasil tem fronteiras e àqueles com os quais mantêm relações de negócios – importação, exportação e troca de tecnologia. Ponderou de que a primeira medida do governo para enxugar a máquina pública foi à nova legislação previdenciária. Em um segundo momento, será a reforma administrativa. São 700 mil funcionários na ativa e existe a intenção de fortalecer a tecnologia para reduzir o número de servidores públicos. A folha de pagamento chega a 1,7 trilhões por ano e, segundo deputado federal da região Norte, existem 10% de salários fantasmas que precisam ser auditados.
Sobre as privatizações, Mourão disse que o Brasil ainda precisa definir um modelo de concessões, porque não se pode, sem critério, desfazer-se dos ativos porque são mais de cem empresas públicas. Destacou que a infraestrutura do país precisa melhorar sendo necessário fortalecer o modal ferroviário e a cabotagem. Por falta de recursos federais, isso deve prevalecer à iniciativa privada; é o caso do modal aeroviário com conexões em andamento. A política também merece análise. Quando o vice-presidente, Hamilton Mourão, tem ao seu lado a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, há um recado enviado na entrelinha. É preciso analisar essa formatação para as eleições de 2020 porque Mourão, certamente, terá força na escolha dos governantes de cidades catarinenses. Integra uma corporação organizada e articulada.
AUTOMOBOLÍSTICA: Hoje, às 18h30, a ACIJ recebe o presidente da Mercedes-Benz do Brasil & Daimler Latin America, Philipp Schiemer. CEO da empresa desde 2013 e com conhecimento amplo da indústria automobilística, Schiemer vai abordar a presença da Mercedes-Benz no mundo 4.0 e a liderança de mercado na fabricação de caminhões. É uma palestra pública, gratuita, com abordagem em tecnologia, conectividade e na quarta revolução tecnológica. Às 20h, a DVA e a Savana oferecem coquetel.
Imagem: Cleber Gomes/ACIJSem cobranças, o presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli, recebeu o vice-presidente da República Federativa do Brasil, Antonio Hamilton Martins Mourão, destacando o seu perfil inteligente, sereno e elegante frente às situações difíceis no governo. Em palestra de 40 minutos, Mourão falou sobre o Brasil e o mundo e destacou pontos importantes: inovação empresarial, competência humana, privatizações, infraestrutura, logística, democracia e desigualdades sociais.
INOVAÇÃO: A FACISC lança nesta terça-feira, 19, o Conselho Estadual de Núcleos de Inovação (CENI) com intuito de promover o ambiente associativista para o fomento e o desenvolvimento lideranças, deliberação acerca do setor em Santa Catarina. O Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ vai integrar o grupo. O evento acontece das 9h às 18h30, na sede da entidade em Florianópolis.
AGRACIAMENTO: A ACIJ homenageia nesta semana 118 empresas associadas que completaram entre dez a cem anos de fundação, em 2019. A solenidade com entrega de certificados e integração será na quinta-feira, 7, às 7h30, na sede da entidade.
VEÍCULO: General Motors Joinville – tecnologia e sustentabilidade na indústria automotiva será tema da reunião da ACIJ na segunda-feira, 11, às 18h30. O diretor geral da empresa, Luiz Fernando Duccini, fará a exposição sobre a companhia e, na ocasião, apresentará o novo veículo elétrico, o Bolt. A palestra é aberta ao público.
ENTIDADES: Na terça-feira, 19, às 8h30, acontece a reunião do Conselho das Entidades Empresariais de Joinville. Será realizada na ACIJ com o tema principal sendo a integração da comunidade com os órgãos de segurança pública.
Agenda
- 4/11, curso: Gestão de crédito e cobrança, das 18h30 às 17h30, na Sala Moacir Bogo
- 4 e 5/11, curso: Gestão das emoções, das 18h30 às 22h30, na Sala Nivaldo Nass
- 4, 5, 11, 12 e 18/11, curso: Planejamento e controle de produção e materiais, das 18h30 às 22h30, na Sala Wetzel
Você sabia?
O desempenho da construção civil está aquecido devido ao setor imobiliário. As vendas nos nove meses do ano chegaram ao montante de 40,5 milhões de toneladas de cimento e em setembro somaram 4,7 milhões, crescimento de 5,3% em relação ao mesmo mês de 2018. Espera-se que o ano feche com 3% de alta – Fonte: SNIC