O presidente da ACIJ João Joaquim Martinelli abriu a reunião do Conselho desta segunda, dia 27, com um relato dos debates ocorridos na reunião da diretoria, com destaque para o difícil momento econômico pelo qual passa o país. Em comparação com os Estados Unidos, que se reergueu investindo em infraestrutura, o Brasil descontinuou os investimentos, inclusive nesta área.
Na sequência, a Dra. Maria Beatriz do Nascimento, professora da Univille e coordenadora da Maternidade Darci Vargas (MDC), falou da importância do leite materno e do banco de leite humano da MDC. A Maternidade Darci Vargas teve 5.400 nascimentos nos últimos cinco anos.
Entre 1 e 7 de agosto, promove-se no mundo inteiro a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o tema “Amamentação e Trabalho”, para apoiar as mulheres que precisam amamentar e continuar trabalhando.
Para dar início às comemorações dos seus 10 anos, o Núcleo de Empresas Contábeis da ACIJ fez uma apresentação de sua história na reunião desta segunda-feira. As atividades continuam com um jantar dançante e evento técnico sobre legislação e contabilidade. “A cada 33 horas é editada uma nova lei ou portaria no nosso país”, exemplificou Jaime Haverroth, presidente do Núcleo.
Com a entrega de um presente, o presidente do Núcleo de Contábeis homenageou seus ex-presidentes e também os consultores que apoiaram o Núcleo nestes 10 anos. O Núcleo conta com 21 empresas, que se reúnem quinzenalmente, às quintas-feiras.
Logo após, o Conselho manteve um debate sobre prazos de aberturas de empresas na cidade, as principais dificuldades encontradas e as possiveis soluções que podem ser buscadas em conjunto: poder público e iniciativa privada.