O Fomento à Profissionalização e à inserção no mercado de trabalho via Lei da Aprendizagem Profissional de adolescentes e jovens amplia as possibilidades e torna mais promissor o futuro da nova geração, é o que caracteriza o Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional que acontecerá em Joinville, na próxima segunda-feira 06/08/2012. O evento, promovido pelo Comitê Municipal de Aprendizagem Profissional e pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego, irá reunir empresários, representantes de RH das empresas de Joinville e região. para discutir a legislação e que possam ser orientados sobre as vantagens da contratação de jovens aprendizes nas empresas muito além do cumprimento de cotas.
O Fórum acontecerá no auditório da ACIJ no dia 06/08/2012 das 13h30min às 16h e irá reunir depoimentos de uma jovem contratada pela Lei da Aprendizagem Profissional, relato de um ex aprendiz que hoje trabalha como funcionário de uma grande empresa de Joinville, também teremos o case de sucesso na contratação de aprendizes da empresa Tupy S.A e para finalizar o evento teremos a palestra com o Sr. Valdinei Valério, diretor nacional da Rede Pró-Aprendiz.
Em Joinville, o Serviço de Formação Profissional, vinculado à Secretaria de Assistência Social, atua com o banco de dados de adolescentes de 14 a 17 anos que poderão ser contratados como aprendizes. Atualmente, oito Instituições de Aprendizagem em Joinville oferecem cursos para jovens aprendizes: Senai, Senac, Colégio Elias Moreira, FUCAS, GERAR, CIEE estágio e aprendizes e Centro Educacional Dom Bosco, atendem num total de dois mil e quarenta e três adolescentes e jovens que trabalham via Lei da Aprendizagem no Município. Para os próximos quatro anos, a expectativa é que esse número seja ampliado para dez mil aprendizes contratados e por esta razão o Fórum Municipal acontece com o principal objetivo de sensibilizar e mobilizar os empresários para ampliar o número de contratações. O empresário, por sua vez, além de cumprir sua função social, contribuirá para a formação de um profissional mais capacitado para as atuais exigências do mercado de trabalho e com visão mais ampla da própria sociedade.
Sobre a Lei de Aprendizagem
A Lei da Aprendizagem, nº 10.097/2000, regulamenta a inserção de jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho, por meio de um contrato especial (contrato de aprendizagem), com duração máxima de dois anos. A Lei determina que empresas contratem um número de aprendizes correspondente a um mínimo de 5% e um máximo 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional.
O aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo ao mesmo tempo, formação qualificada para a profissão que exerce. Este jovem deve frequentar a escola regularmente e deve estar matriculado em uma instituição de Aprendizagem Profissional, tendo a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico, às atividades práticas realizadas no dia a dia dentro da empresa. A formação do aprendiz prepara o jovem para desempenhar atividades profissionais e ao mesmo tempo, permite às empresas formarem mão de obra qualificada.
Serviço:
* O quê: 1º Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional.
* Quando: dia 06 de agosto, das13h30 às 16h.
* Onde: Auditório da ACIJ- Associação Comercial e Industrial de Joinville. Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2550 (Beira Rio) – Saguaçu.
Contato: Serviço de Formação Profissional
formaçãoprofissional.spfp@gmail.com 3422-5998/ 3433-1772
Rua: Saí, 590 Bairro: Anita Garibaldi