Com a presença de executivos de várias regiões do Estado, o evento Negócios Brasil & China – Possibilidades e Obstáculos foi realizado na terça, dia 13, pelo Núcleo de Negócios Internacionais. Rodrigo Abu-Jamra Corrêa, que foi gerente da Câmara Brasil China em Xangai, foi o palestrante.
Em 2009 a China se tornou o maior parceiro comercial do Brasil, e diante desta forte relação comercial é essencial que as empresas Brasileiras tenham os conhecimentos para diminuir riscos e interagir com efetividade com os Chineses. O objetivo do Núcleo é fornecer ferramentas úteis e práticas, que melhorem o desempenho dos participantes em suas operações comerciais com o gigante oriental. 13,8% das exportações catarinenses foram destinadas à China, entre janeiro e agosto de 2016. No mesmo período, das importações realizadas pelas empresas do Estado, 30,3% (US$ 2 bilhões) são da China.
“Rodrigo trouxe uma abordagem simples, uma linguagem fácil de compreender, com dicas importantes para empresas que queiram fazer negócios com a China, e para aquelas que já o fazem. Sua experiência é muito grande, com um olhar diferente, numa palestra muito leve”, relata Carla Pinheiro, presidente do núcleo de Negócios Internacionais. De acordo com ela, os principais executivos de diversas indústrias, inclusive de outras cidades, como Itajaí, Brusque, Jaraguá do Sul, Florianópolis e Imbituba, participaram do evento.
“No âmbito do Planejamento Estratégico 2016-2017 do Núcleo de Negócios Internacionais essa foi uma importante ação em prol do continuado aprimoramento dos Nucleados, dos Associados ACIJ e da comunidade empresarial catarinense, uma vez que participantes de outras cidades, não só de Joinville, estiveram prestigiando esse evento, tendo por foco as possibilidades e os obstáculos nas negociações com fornecedores chineses”, avaliou Maysa Fischer, vice-presidente do Núcleo.
Rodrigo Abu-Jamra Corrêa tem 10 anos de experiência em negócios internacionais, sendo 8 focados em China e 4 de residência no País. Após ser gerente da Câmara de Comércio Brasil China em Xangai, criou empresa de consultoria no Brasil para atender clientes e fazer importações próprias. Sócio também de trading em Hong Kong. Fluente em Mandarim, Espanhol e Inglês, visitou mais de 150 empresas na China, assessorando clientes de diferentes ramos. Tem sólida experiência em negociação e amplos conhecimentos culturais do País.