Algumas circunstâncias levaram Blumenau a perder seu aeroporto no fim dos anos 90. Hoje, há apenas um pequeno terminal para aviões de menor porte, sem voos regulares. Esse terminal é conhecido como Aeroporto Quero-Quero e a população de Blumenau e região passou a voar principalmente pelo Aeroporto de Navegantes.
Assim como em Blumenau, a localização prejudica Joinville. Num raio de 300 quilômetros, temos quatro aeroportos: Florianópolis, Navegantes, Joinville e Curitiba. O nosso, infelizmente, é que o tem o menor número de voos e de passageiros.
Por outro lado, nos últimos anos o Lauro Carneiro de Loyola recebeu uma série de melhorias, que solucionaram grande parte de seus problemas. Em 2014, o ILS foi homologado, reduzindo em quase 50% a necessidade que o piloto tem de avistar a pista no momento do pouso. O número de voos cancelados caiu drasticamente.
Com a revisão da capacidade da pista, até então estimada em PCN 33 (Pavement Classification Number), tivemos uma boa surpresa, ao saber que o PCN era 51, mais do que adequado.
O terminal recebeu fingers e teve sua área de embarque ampliada e modernizada. Para o problema de vento de cauda, foi desenvolvido um plano de aproximação para as duas cabeceiras, o VPN-AR e a ferramenta R-NAV, o que possibilitou homologar também a cabeceira 15.
Tudo isso se reverteu em benefícios para passageiros e companhias aérea. O ILS baixou em torno de quatro minutos (quase 10%) o tempo de vôo entre Congonhas e Joinville – economia de tempo e combustível. Com o finger terrestre, reduziu o tempo em solo das aeronaves e o PCN maior faz com que os aviões não tenham restrição de pouso, ou seja, podem vir com carga total, o que otimiza a ocupação e dilui custos para as Cias Aéreas.
Fatores externos como a duplicação da Santos Dumont, a ser entregue em breve, e a futura duplicação do eixo industrial (que liga a BR-101 à Santos Dumont) vão facilitar o acesso não só de quem mora em Joinville, mas de todo o norte do Estado ao Aeroporto.
Ou seja, um grande trabalho vem sendo feito para dotar o Aeroporto de Joinville das melhores condições possíveis de conforto e segurança. Agora, depende de todos nós não deixar que ele se torno um novo Quero-Quero.