Você sabia que a análise de dados está diretamente ligada ao futuro dos negócios?
Convidado da Reunião do Conselho da ACIJ desta segunda-feira, dia 9 de agosto, o coordenador do Observatório FIESC, Ronaldo Marques, falou sobre a importância do desenvolvimento da cultura de dados dentro das organizações.
Na palestra “Observatório FIESC – Conhecimento para decisões inteligentes”, Ronaldo mostrou o novo modelo de inteligência e como o mercado pode utilizar os dados e as análises do Observatório FIESC.
O Observatório FIESC é um sistema estruturado e analítico de dados, informações e inteligência para dar suporte à competitividade das organizações. Oferece gestão, análise, tendências, planejamento e controle para contextualização de conhecimento e inteligência.
“Por meio da informação dos dados, é possível estabelecer e identificar relacionamentos que podem ser feitos, elos faltantes, novas capacidades e vocações para os negócios. Isto permite também avaliar o comportamento de determinados setores produtivos ou regiões, por exemplo”, afirma Ronaldo.
Com a missão de coletar, organizar, interpretar e qualificar dados para análise do time de análise e inteligência, o Observatório FIESC vê como principal desafio interno o monitoramento sistemático de informações confiáveis e como missão externa o avanço da cultura analítica e da tomada de decisões baseadas em dados. “O futuro dos negócios está nos dados, e quem souber capturar, organizar, analisar e decidir sobre grandes volumes de dados estará à frente”, argumenta Ronaldo.
Com uma equipe de doutores e mestres em Ciências de Dados, o Observatório FIESC oferece análise econômica setorial, planejamento estratégico setorial, mapeamento da cadeia produtiva, análise de inteligência de mercado, capacitação em inteligência de dados e monitoramento tecnológico, entre outros produtos e serviços.
Em nome da Diretoria da ACIJ, o presidente Marco Antonio Corsini agradeceu a apresentação. “Informações precisas, com análise e inteligência agregadas fazem toda a diferença na tomada de decisão. Importante conhecer e saber que podemos contar com esta ferramenta da FIESC”, destacou.