Você sabia que apenas 1,5% das empresas familiares chegam até a quarta geração e que aproximadamente 12% conseguem sobreviver à primeira sucessão? Pesquisas revelam que 65% das empresas são engolidas pelo mercado por problemas sucessórios, pessoais e financeiros.
Pensando em contribuir para a longevidade das empresas, a Fundação Empreender – braço técnico da FACISC – lançou quinta-feira, dia 29 de outubro, a Escola Internacional de Sucessão Empresarial. O evento foi realizado no Salão Nobre da ACIJ, respeitando as normas de distanciamento e uso de máscara, e teve transmissão online.
O objetivo do programa é dar sustentabilidade às empresas familiares por meio de ações como meritocracia, senso de legado e práticas estruturadas de governança. Com nível internacional por contar com professores do Brasil e do exterior, o projeto atenderá Joinville, Mafra, Guaramirim, Rio do Sul e São Bento do Sul, e deve se expandir para outras cidades e regiões.
O presidente eleito da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, agradeceu a todos os participantes presenciais e online, destacou a parceria e apoio da ACIJ e antecipou o que sua gestão fará pela iniciativa da Fundação Empreender. “Podem ter certeza de que terei o maior empenho e dedicação para o bom andamento do projeto”, concluiu.
O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, ressalta a relevância da iniciativa. “A formação e o desenvolvimento de lideranças é uma missão fundamental para garantir a perenidade de organizações que geram emprego, renda, tributos e fazem gerar o círculo virtuoso da economia”, afirma.