As obras em andamento na cidade e os transtornos para a mobilidade urbana, além dos prejuízos para os negócios, foram o tema principal da reunião de Diretoria, que teve a presença de Romualdo de França Junior, secretário Municipal de Infraestrutura, conforme relatou o presidente da ACIJ Moacir Thomazi aos conselheiros e convidados, na tradicional reunião do Conselho.
Romualdo virá a reunião do Conselho da ACIJ, para falar das obras em andamento e outros projetos na área de infraestrutura. A diretoria solicitou a rápida recomposição das ruas, calçadas e demais estruturas que já tenham sofrido intervenção.
Os casos mais visíveis são da Santos Dumont, que está sendo duplicada e recebe um elevado no cruzamento com a Tuiuti; e a Otto Boehm, que recebe galerias pluviais, bem como demais ruas a avenidas por onde passa o Rio Mathias.
Também foram solicitadas informações sobre o projeto de abertura, pavimentação e duplicação da Almirante Jaceguay, entre a Blumenau e BR-101, e sobre os recuos previstos na Ottokar Doerffel, para futura duplicação.
Na sequência, Ivo Pruner Junior, presidente do Consep – Conselho das Entidades Patronais Conveniadas, que reúne 21 Sindicatos na ACIJ, falou sobre o papel do Consep e as negociações coletivas de trabalho.
Evair Oenning, na condição de vice-presidente da Fiesc, abordou as negociações do piso regional, que é um balizador para as demais negociações. Somente cinco Estados tem esse piso no país.
Mario Aguiar, vice-presidente da ACIJ e da Fiesc, enalteceu o trabalho do Consep e falou da importância da participação do presidente do Sindicato nas reuniões do referido Conselho, onde são debatidas as questões ligadas às relações de trabalho.