Um workshop marcou a construção do planejamento estratégico do Núcleo de Educação da ACIJ. A agenda foi realizada no último dia 12 de novembro.
Desde o início da gestão da nova Diretoria, o núcleo vem trabalhando na busca de alternativas para lidar com o que o mercado chama de “apagão na educação”
O Núcleo de Educação da ACIJ já conversou com as instituições de ensino nucleadas e com órgãos púbicos para entender melhor a situação e estreitar as relações para diminuir o distanciamento do aluno que sai do ensino médio e vai para a escola técnica e ensino superior.
Com o objetivo de traçar ações reais, aproveitando a redução das restrições a eventos, a Diretoria do núcleo organizou um workshop para debater e traçar encaminhamentos para o mapeamento de ações em 2022 que preencham essa lacuna. Na reunião foram tratados os seguintes tópicos:
LINHAS DE PROBLEMAS
- Distanciamento entre instituições de ensino superior e mercado
- Teoria e prática
- Formação docente
- Matriz curricular
- Relação entre empresas e instituições de ensino superior
LINHAS DE SOLUÇÕES TANGÍVEIS
- Pesquisa
- Divulgação coletiva
- Incubadora
- Formação docente
- Curricularização da extensão
- Eventos
- Integração
LINHAS PRIORITÁRIAS QUE SERÃO TRABALHADAS
- Integração
- Curricularização da extensão
- Eventos
Após intenso “design thinking”, com a orientação dos professores Ronaldo Ribeiro, de Senac, Brígida Erhardt, da Univille, o presidente do núcleo, Fernando Novais da Silva, celebrou o resultado. “Saímos com a certeza de um dever cumprido, uma vez que desde o começo deste mandato o objetivo sempre foi definir novas linhas de ações para 2022”, afirmou.
O próximo passo será incluir as empresas de Joinville nesse plano de ação para que ele se torne ainda mais efetivo.