Núcleo de Segurança da ACIJ promove desafio das brigadas
Seis empresas ligadas ao Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) participaram do 1º Desafio das Brigadas de Joinville. Combate ao fogo, primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar e transposição de obstáculos foram os exercícios de simulação realizados na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários, no sábado, 24.
Das 58 empresas integrantes do núcleo da ACIJ, seis aceitaram o desafio: Ciser, Docol, Embraco, Fremax, Incasa e Tigre. Da competição calculada no relógio, com vítimas inconscientes, o resgate da integração e o aprimoramento técnico e operacional das brigadas industriais. O prêmio de primeiro lugar foi para a Incasa, do setor químico. O segundo lugar ficou com a Tigre e o terceiro para a Embraco.
Incentivo para novas brigadas
De acordo com o presidente do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho, Daniel Leite, a competição vai incentivar que as indústrias a estruturem as suas brigadas. “Esse corpo de salvamento é de extrema importância no dia a dia empresarial, mas as brigadas aparecem quando há crise. A competição contribui com a presença na comunidade. Acredito que em 2019 teremos um maior número de participantes porque haverá uma maior adesão de empresas”, disse o engenheiro de segurança do trabalho e meio ambiente da Tigre.
Durante 30 anos era realizada a Competição de Brigadas Industriais de Joinville e Região (Combiville). A prova deixou de ser realizada no ano de 2009 depois de conquistar o posto de maior evento do gênero no país. Esse movimento foi responsável por motivar a criação da competição no Sul de Santa Catarina e em Curitiba, no Paraná.