O primeiro evento do Núcleo de Educação da ACIJ em 2021 contou participantes de vários Estados (como São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco), além de diversas cidades de Santa Catarina. O seminário “Educação e Mundo do Trabalho – O Papel do Professor” compartilhou conhecimentos e reflexões durante quase três horas a partir das 18h30 desta quarta-feira, dia 3 de fevereiro. O evento foi online, com transmissão pelo canal da ACIJ no YouTube.
A primeira reflexão da noite foi provocada pelo palestrante Carlos Piazza. Reconhecido como um verdadeiro darwinista digital e futurista certificado, ele falou sobre as perspectivas do mundo do trabalho e as profissões.
A pandemia foi o pano de fundo da apresentação. Segundo ele, a pandemia acabou fundindo as três atividades que costumavam dividir uma persona: viver, trabalhar e aprender. “Sempre agimos e até nos vestimos de forma diferente em cada uma destas ações. Com a pandemia, estas atividades se unificaram. E acabamos descobrindo que nossas casas não bancam as funcionalidades que estas atividades exigem”, afirmou.
Piazza alertou para a hiperatividade gerada pela pandemia, que pode provocar um estado crônico de estresse, com exaustão física e emocional. “Ao trabalhar de casa, há economia de tempo com trajeto e alimentação, por exemplo. Mas este tempo poupado não está sendo dedicado ao ócio, ao lazer, ao descanso”, observou, recomendando equilíbrio e mais cuidado com a saúde mental.
Após a palestra de Piazza, houve uma mesa redonda sobre o papel do professor no futuro das profissões, com a participação dos professores doutores Jair dos Santos Junior (Santos Jr. Consultoria Corporativa) e Washington Lemos (Associação Educacional Dom Bosco – Resende/RJ). A terceira parte do seminário contou com relatos sobre reinvenção durante a pandemia, com Maikon Golini (professor da Escola Bolshoi) e Vinicius Guilherme dos Santos (acadêmico do IELUSC).
Presidente do Núcleo de Educação da ACIJ, a professora Brígida Erhardt encerrou o evento agradecendo aos participantes e aos debatedores e destacando a capacidade que o setor educacional teve para superar as restrições e conseguir cumprir o ano letivo. “Tudo isto serve de experiência e de aprendizado para fazermos ainda melhor em 2021”, disse.
Na visão da professora, as reflexões do seminário contribuíram para o debate sobre o mundo que queremos e também sobre os cidadãos que queremos formar no ambiente educacional e também no ambiente de trabalho. “Esta é uma reflexão que precisa ser feita não apenas pelo setor educacional, mas por toda a sociedade. Afinal, para um mundo melhor, nossa ação precisa ser sempre educativa, independente da nossa área de atuação”, concluiu.
Para ver ou rever as apresentações, é só acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=6cC5t42dwSY