Inspirado no futebol onde o sucesso é conquistado com estratégia, treino e trabalho em equipe, o Encontro Estadual do Programa Empreender vai agregar os trabalhos destacados de associações comerciais de diferentes regiões de Santa Catarina. Nos dias 24 e 25 de outubro, em Florianópolis, consultores e empresários de 600 entidades irão conhecer os três principais cases. A realização é da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) vai expor o Encontro das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) e Feira de Segurança e Saúde no Trabalho (FESEST), ambos realizados pelo Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho. A Associação Empresarial de Pinhalzinho (ACIP) vai apresentar o programa “Avance Mais”, voltado à aceleração de empresas e desenvolvido pelo Núcleo de Inovação. Da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o destaque são as “Negociações Coletivas”, do Núcleo Setorial de Gastronomia da Costa da Lagoa.
Segundo a coordenadora do Programa Empreender, Adelita Adiers, os cases buscarão traduzir as lições do associativismo e empreendedorismo catarinense. “Os consultores formam uma grande equipe de influenciadores e interagem mais de oito mil empresas em todo o Estado. No evento esperamos compartilhar experiências para ampliar cada vez mais os resultados”, ressalta Adelita. A programação do encontro também agrega palestras nacionais, painéis com especialistas e trilhas.
Cases de Joinville
O segundo Encontro das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) teve como objetivo possibilitar a integração dos cipeiros e proporcionar a conscientização por meio de palestras, apresentações teatrais e cases de gestão na área. Foram 180 profissionais participantes, em sua maioria de empresas ligadas ao Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho. Na ocasião, foram arrecadados aproximadamente 200 quilos de alimentos não perecíveis, destinados ao Lar Abdon Batista.
“Entre os resultados, percebemos a integração entre os nucleados e cipeiros e a busca de conhecimento para melhorar a atuação deles nas comissões”, destaca a consultora da ACIJ, Letícia Peters. Para a ACIJ, o evento gerou visibilidade da entidade ao público e proporcionou a inclusão de novos associados e integrantes ao núcleo. Participaram do evento as empresas: Unimed, Tupy S.A. e Weg S.A.
Paralelamente ao encontro das CIPAs, foi realizada a primeira Feira de Segurança e Saúde no Trabalho (FESEST) com o objetivo de apresentar soluções para a realização, com baixo custo, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Entre os resultados, o acesso às soluções atuais de mercado e o custo acessível das mesmas por partes dos nucleados. A feira abre porta para as empresas conhecerem as atividades do núcleo.
Programa Empreender na ACIJ
O Programa Empreender é um modelo alemão trazido para Santa Catarina, em 1991, por José Henrique Carneiro de Loyola, então presidente da ACIJ. As cidades de Joinville, Brusque e Blumenau foram as primeiras a desenvolver o trabalho colaborativo de empresas por meio dos núcleos setoriais. Neles os empresários discutem problemas e buscam soluções com apoio de um consultor vinculado a entidade empresarial. Na ACIJ, são quatro profissionais responsáveis pelo atendimento aos 23 núcleos.