Em meio a tantas incertezas, se tornou ainda mais interessante a palestra do empresário Décio da Silva, presidente do Conselho de Administração da WEG. Conseguiu ser simples e brilhante, o que não é uma tarefa fácil. Ressaltando os valores dos fundadores da Weg, a visão de longo prazo, a cultura, valorização das pessoas e o constante e maciço investimento em tecnologia, Décio demonstrou como a Companhia se preparou para enfrentar crises locais, ao se tornar uma empresa global.
Cresceu sem perder o foco em soluções de energia e automação, adquirindo empresas pelo mundo afora, contando atualmente onze fábricas e 29 filiais espalhadas nos cinco continentes. Hoje, 12 fábricas, já que nesta última quinta-feira, numa demonstração de crença, a Weg anunciou a compra da espanhola Autrial, especializada em produção de painéis elétricos. A palestra de Décio da Silva serviu para afastar essa onda de pessimismo que se alastra em todos os ambientes e para mostrar que a solução dos problemas está dentro da própria crise. A solução de um problema está no próprio problema.
O Negócio da Weg, segundo ele, está ligado a eficiência energética, energias renováveis e automação. Energia Eólica é uma realidade e a energia solar um sonho. A Eólica veio pra ficar, mas a solar ainda precisa de investimento. Depois detalhou os investimentos pelo mundo, com destaque para o México e China, com investimentos superiores a R$ 300 milhões.
“Não temos clientes excessivamente grandes e trabalhamos com todas as moedas. Isso ajuda a mitigar um pouco o risco nos negócios. Além disso, nossos negócios nos permitem crescer por etapas, em degraus, o que chamamos de expansão modular.” Destacou ainda a presença global, a capacidade de crédito e o modelo verticalizado, como diferenciais competitivos interessantes.
A ACIJ agradece a ele não apenas pela apresentação, mas também pela gentileza de ter mantido o compromisso, apesar do delicado momento familiar pelo falecimento de Eggon João da Silva, seu pai e um dos fundadores da Weg.