Os custos logísticos para o transporte de cargas industriais no Estado de Santa Catarina chegam a impactar em até 14% no custo dos produtos, de acordo com estudo da Federação das Indústrias – Fiesc. Nos Estados Unidos, os custos logísticos não passam de 8%.
Ou seja, a qualidade de estradas, ferrovias, portos, aeroportos e serviços de despacho e fiscais influenciam fortemente na competitividade de nossas empresas e precisamos atacar de frente o problema, nas mais diversas frentes, o que vem fazendo o Grupo Paritário, que desenvolve uma série de estudos e propostas, especialmente para solucionar a saturação pela qual passa a BR-101.
Uma das boas ideias é a adoção do sistema de pedágio por quilômetro (Freeflow), mais justo e adequado ao nosso modelo de rodovia. Estudos mostram que somente 30% dos veículos que usam a rodovia pagam a tarifa, já que a grande concentração de trânsito se dá exatamente nas regiões “metropolitanas”, em Joinville, Itajaí/Balneário Camboriú e Florianópolis, onde não há praça de pedágio.
A concessionária da BR-101 no Estado, Arteris, vem mantendo as obras contratadas e afirma que só está atrasado o contorno da Grande Florianópolis, por razões diversas. Portanto, precisa ser revisto o objeto do contrato da concessão, para a execução de outras obras indispensáveis, levando em conta a mudança de cenários nos últimos anos e o inquestionável esgotamento da rodovia.
O aumento da capacidade e a modernização da rodovia é necessário, mas não suficiente para sequer amenizar os problemas logísticos do Estado de Santa Catarina. As rodovias federais BR 280 e 470 andam a passos lentos. A ferrovia leste oeste não sai do papel, os portos carecem de acessibilidade e integração e os aeroportos reclamam investimentos em ampliação de capacidade, melhoria da segurança e modernização de modo geral.
Como não há recursos disponíveis para tudo isso, o Governo Federal precisa acelerar, com urgência, instrumentos como concessões e parcerias público-privado, a fim de atender estas necessidades, retomar investimentos e ainda proporcionar novas oportunidades de emprego e renda.