Para tratar do tema Empresas Familiares e Governança, a ACIJ recebeu nesta segunda, dia 14, a empresária Monika Hufenüssler Conrads, para uma palestra que visava alertar para os aspectos mais significativos relativos à dinâmica da empresa familiar, suas características e desafios, bem como propôr soluções através da aplicação da Governança Familiar.
A base para a palestra foi o caderno: “Governança da Família Empresária, Conceitos Básicos, Desafios e Recomendações” editado pela Comissão de Empresas Familiares do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
“Nós sempre pensamos na próxima geração, para que essa empresa e seu patrimônio possam estar disponíveis para essa próxima geração”, afirmou.
Segundo ela, 90% das empresas brasileiras são familiares e respondem por 70% do PIB global. De cada 100 empresas familiares, apenas quatro chegam a quarta geração. No Brasil, respondem por 62% do PIB e 60% dos empregos formais.
“O orgulho de pertencer à empresa e o legado moral são os principais valores da empresa familiar. O conhecimento em Governança evoluiu de tal forma que temos as soluções para os diversos modelos de famílias empresárias”, destacou Monika.
Ela recomenda como práticas a comunicação e a transparência, a meritocracia e a responsabilidade social. “Não existe certo e errado. Precisam existir regras claras, transparência e comunicação. Sucessão é diferente de substituição. Não é um evento, mas sim um processo, que pode ser longo e demorado”.
Empresas Familiares são muito importantes para o futuro de qualquer economia. Cientes do grande desafio que representam a longevidade e sustentabilidade de seus empreendimentos, empresas familiares de qualquer porte têm feito uso dos princípios e conhecimentos em Governança, seja ela Corporativa ou Familiar.
Monika Hufenüssler Conrads é presidente do Conselho de Administração da Duas Rodas Industrial e Conselheira em empresas e entidades. Empresária, foi presidente da ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e é membro do Conselho de Administração e da Comissão de Empresas Familiares de IBGC.
Palestrante no Congresso Nacional do IBGC em 2014 e 2016 e no Encontro Nacional FBN 2015, atuou como Superintendente na Duas Rodas Industrial, Presidente SCAR, Presidente FEMUSC, Conselheira IOFI (International Organization of the Flavor Industry), entre outros.