Na sexta-feira, dia 16 de setembro, o Porto de Itapoá recebeu o navio Santa Catarina. A embarcação, com quase 300 metros de comprimento e 43 metros de largura, recebeu o nome Santa Catarina em homenagem a um dos principais mercados da armadora alemã Hamburg Süd. Por seu tamanho, o cargueiro só pode atracar em três portos do Brasil: Itapoá, Santos (SP) e Rio Grande (RS).
Este supernavio faz parte de uma categoria de dez embarcações da companhia, denominadas de classe “Santa”. O calado de 13,5 metros foi projetado especialmente para atracações sem dificuldades em portos brasileiros, porque poucos leitos no País possuem 15 metros de profundidade.
A homenagem da empresa alemã faz justiça ao atual momento pelo qual passa o sistema de transporte marítimo no norte do Estado. Os terminais de Itapoá e São Francisco do Sul formam um excepcional complexo portuário, com plenas condições de absorver todo e qualquer tipo de embarcação, contribuindo sobremaneira com o desenvolvimento econômico do Estado, à medida que facilitam o comércio internacional brasileiro.
O supernavio alemão de certa forma simboliza a consolidação da região norte catarinense como uma das mais importantes regiões logísticas brasileiras, devido especialmente à visão de empreendedores que souberam aliar os diferenciais competitivos que a natureza privilegiada oferece aos investimentos compatíveis com esse potencial.
Daí surge uma estrutura invejável para a movimentação doméstica e internacional de cargas, onde estão muitos próximos duas rodovias federais (uma a espera de duplicação), dois modernos portos, de alta capacidade, e ainda um aeroporto que deve receber investimentos que o tornarão apto a maior movimentação de cargas, sem falar no inovador terminal industrial, ainda apenas em projeto.
Diante disso, mais uma vez, verifica-se a urgência do reexame político-administrativo do entorno, para que definitivamente Joinville se torne sede de uma região metropolitana, a fim de facilitar a inevitável integração que os municípios demandam.
Na reunião de segunda, o coordenador do Feirão do Imposto, Douglas Strelow, entregou cheque à Elaine Carlesso, o que garante um desconto de R$ 9.399 na compra de um carro zero quilômetro
CONJUNTURA ECONÔMICA
A Associação Empresarial de Joinville tem a satisfação de convidar para a palestra “A conjuntura macroeconômica e a economia de Joinville”, com o professor Wilmar Anderle, Mestre em Economia e professor emérito da Univille. Ele falará dos principais indicadores da conjuntura macroeconômica de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo, e abordará questões referentes à crise econômica, com ênfase nos reflexos na economia joinvilense.
ANIVERSARIANTES
A reunião terá ainda homenagem às empresas associadas que completam ou completaram aniversário (múltiplos de 10 anos), com a entrega de certificados. A reunião da ACIJ, das 18h30 às 20 horas, é aberta a classe empresarial e à comunidade. Participe!
EMPRESAS CONTÁBEIS
O Núcleo de Empresas Contábeis participará da 14º Convenção nacional das empresas de serviços contábeis e das empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas (Conescap), de 30 de outubro a 1º de novembro, na Costa do Sauípe, Bahia. A participação de 15 empresários do núcleo no congresso é fruto das atividades do projeto Empreender Competitivo.
PROGRAMA DE ENERGIA
Merece um destaque especial a Semana do Programa de Energia na ACIJ, com a palestra “Consumo Inteligente de Energia”, no dia 20, e o workshop “Compra Coletiva de Energia”, no dia 22. Saiba mais sobre o programa no site www.acij.com.br.
SEMINÁRIO JURÍDICO
O Núcleo Jurídico da ACIJ promove a 3ª edição do Seminário Jurídico, em 6 de outubro. Destinado a advogados e acadêmicos do curso de Direito, o evento acontecerá na ACIJ, com início às 18 horas. Durante o encontro, haverá palestras e distribuição de brindes. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo aqui. Mais informações pelo 3461.3333 ou michael@acij.com.br.
WORKSHOP INTERNACIONAL
Nos dias 27 e 28 de setembro, o Senai fará o workshop internacional “Novas tecnologias aplicadas ao setor metalmecânico”. O evento ocorrerá na ACIJ, e além de palestras, trará apresentação de cases e networking com os empresários da área. No primeiro dia, o evento inicia às 18h30, e no segundo, às 8h30. Mais informações podem ser obtidas pelo 3441.7703.
Sílvio Iung, diretor do Ielusc (Associação Educacional Luterana Bom Jesus), falou sobre os principais projetos da escola para o ensino de terceiro grau em Joinville
Visualize aqui a coluna.