Conforme esperado, o segundo semestre está sendo melhor do que o primeiro. Estamos no terceiro mês consecutivo de crescimento da produção da indústria de Santa Catarina na comparação com o mês anterior. A produção industrial do Estado cresceu 2,9% em setembro na comparação com agosto, quando o incremento havia sido de 0,5%.
Na comparação com setembro do ano passado, a produção da indústria catarinense cresceu 2,3%. Desempenho melhor que a indústria de transformação brasileira que se retraiu 3,3%. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a indústria de Santa Catarina produziu 1,9% menos que no mesmo período de 2013. A intensidade de queda da indústria de transformação brasileira foi maior (-3,9%).
Das 12 atividades industriais catarinenses pesquisadas, 5 recuaram a produção em setembro 2014/setembro 2013. No acumulado do ano, quatro atividades aumentaram a produção: madeira (7,7%), minerais não-metálicos (3,5%), borracha e plástico (0,6%) e vestuário (0,4%).
Todos os estados do Sul apresentam pior desempenho da produção industrial nos primeiros nove meses de 2014 quando comparados com o mesmo período do ano passado. A queda em Santa Catarina foi menor que a dos outros estados.
Fonte: Fiesc