Para debater a segurança pública, o Conselho das Entidades Empresariais de Joinville se reuniu na manha desta terça-feira, 15, na sede da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac). Na oportunidade, o presidente da Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região, Álvaro Leitholdt, apresentou as ações desenvolvidas no município com os órgãos de repressão ao crime.
Jaraguá do Sul é considerada a cidade mais segura de Santa Catarina segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O trabalho desenvolvido na cidade, de forma conjunta, entre a associação, o Ministério Público e o Poder Judiciário foi apresentado como case de sucesso ao Conselho das Entidades.
Como é em Jaraguá do Sul
A associação auxilia a captação de recursos financeiros para atender, por demanda, os órgãos de segurança pública. As ações incluem treinamento de pessoal, melhoria na infraestrutura e aquisição de equipamentos. “Como são instituições que dependem de orçamento carimbado do governo, algumas iniciativas ficariam comprometidas sem o engajamento da Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região”, pondera Leitholdt. Composta por sete representantes oficiais, a associação conta com 70 membros e, além disso, é independente, sem fins lucrativos e não tem mensalidade.
As prioridades são decididas em comum acordo e conforme a demanda. Leitholdt citou como exemplo a aquisição de um drone para a o 14º Batalhão da Polícia Militar com valor de R$ 110 mil. O dinheiro também possibilitou treinamento de policiais. “Isso gera credibilidade com órgãos públicos, fica transparente e com a garantia de que a doação será revertida em benefício da segurança pública”, explicou Álvaro Leitholdt. No ano passado, o grupo arrecadou R$ 500 mil. As empresas recebem cora para adquirir o equipamento, mas além das grandes companhias, os pequenos negócios têm envolvimento.
Conselho das Entidades Empresariais de Joinville
É formado pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), a Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), a Associação de Joinville Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A próxima reunião será na (Acij), em data a ser definida.