Segundo Ministério da Saúde, 19 estados do Brasil vivem um surto de sarampo, entre eles, Santa Catarina. Joinville teve a confirmação de 24 casos na semana passada, há 256 sendo investigados e 63 estão em análise. Para conseguir imunizar a população, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou o horário de seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até o dia 14 de novembro. As demais seguirão abertas dentro dos horários padrões de imunização e, em outras cidades catarinenses a vacinação também acontece em unidades públicas.
A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) solicita aos associados que se vacinem e, às empresas, que orientem seus colaboradores para se imunizarem. “Temos aproximadamente 1,9 mil integrantes em nossa entidade e uma massa trabalhadora de 200 mil pessoas, entendemos que os dirigentes empresariais podem contribuir com essa orientação sobre a vacina do sarampo”, comenta o presidente João Joaquim Martinelli. Bebês com seis meses até adultos com 49 anos devem ser imunizados.
Para o secretário Municipal de Saúde de Joinville o número de casos identificados tende a aumentar nos próximos dias. “O plano de contingência está no nível intermediário, que é dois. Caso a cidade atinja o nível três, emergencial, poderemos tomar outras providências”, explica Jean Rodrigues da Silva.
Sintomas
Os principais sintomas do sarampo são a febre alta, tosse ou coriza, olhos avermelhados e manchas avermelhadas pelo corpo (exantemas), que se manifestam inicialmente na cabeça e depois no restante do corpo (céfalo-caudal). Os exantemas tem tamanho próximo da ponta de um dedo adulto e não apresentam secreção. Algumas pessoas podem ter infeção nos ouvidos, diarreia ou vômito e dores de cabeça.
Sarampo é uma doença aguda causada por um vírus e se espalha facilmente pelo ar por meio da respiração. É similar a uma infecção do trato respiratório superior, no entanto, é grave, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade, desnutridos e com deficiências no sistema imunológico. A transmissão ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.
A indicação é de que quem tiver contato com pessoas com casos de suspeita de sarampo se dirijam às Unidades Básicas de Saúde munidas da carteira de vacinação para verificar se há necessidade ou não de imunização. Depois de imunizado, são necessários 15 dias para a medicação ter efeito sobre o paciente, razão pela qual, em caso de viagens, participação de eventos e presença em ambientes com aglomeração de pessoas é preciso se imunizar cm antecedência.
Vacina em Joinville com atendimentos ampliado de até 14 de novembro
Distrito Centro
- UBSF Bucarein – das 7h às 20h30
- UBSF Moinho dos Ventos (Espinheiros) – das 8h às 20h30
Distrito Norte
- UBS Costa e Silva – das 7h às 21h
- UBSF Vila Nova Sede – das 7h às 21h
Distrito Sul
- UBSF Boehmerwald – das 7h30 às 21h
- UBSF Floresta – das 7h às 22h