A reunião do Conselho da ACIJ realizada na noite desta segunda-feira, dia 21 de agosto, proporcionou ao público um painel sobre assédio no ambiente de trabalho dos pontos de vista trabalhista, jurídico, psicológico e criminal.
O painel, realizado no Salão Nobre da ACIJ, foi organizado por quatro Núcleos da ACIJ (Segurança e Saúde no Trabalho, Jurídico, Mulheres Empreendedoras e Psicólogos).
Participaram do painel o advogado André Daher, que falou dos detalhes da legislação representando o Núcleo Jurídico; a psicóloga Anne Hirano, que abordou as consequências psicológicas para o assediado, representando o Núcleo dos Psicólogos; e a delegada de polícia Tânia Harada, que falou sob o ponto de vista criminal.
A mediação do painel foi realizada pelo engenheiro Daniel Leite, que representou o Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho. Daniel lembrou que a Norma Regulamentadora 5 (NR-5) estabelece diretrizes do assunto para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), responsável por promover a segurança e a saúde dos trabalhadores dentro das empresas. Além de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, a NR-5 também aborda a questão do assédio no trabalho, exigindo que as empresas adotem medidas para combater essa forma de violência.
Em sua fala inicial, a presidente da ACIJ, Margi Loyola, destacou a importância de abordar o tema no ambiente corporativo.
“Infelizmente, esta odiosa prática do assédio ainda é uma realidade. E por isto precisamos conversar sobre ela. Para identificarmos os diferentes tipos de assédio, para refletirmos sobre as consequências psicológicas para as pessoas e para trabalharmos juntos no combate a esta violência”, afirmou.
CLIQUE AQUI para conferir a apresentação do advogado André Daher!
CLIQUE AQUI para conferir a apresentação da psicóloga Anne Hirano!
CLIQUE AQUI para conferir a apresentação da delegada Tânia Harada!