Marcelo Peruzzo é autoridade na área de neurogestão e marketing digital. Ele esteve na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) nesta terça-feira, 18, durante evento sobre os impactos da neurociência nos negócios. Outras duas palestras abordaram a sintonia entre o estudo das cognições cerebrais, a liderança e a gestão de pessoas, com Pedro Luiz Pereira. O método dream marketing foi exposto por Gilmara Zanella.
“Em meio a tanta tecnologia será preciso entender gente e de comportamento humano. Única forma será dominar o relacionamento humano”, disse Peruzzo. Será o diferencial do profissional do futuro em meio a tantas inovações mercadológicas, com destaque às pessoas que trabalharão com gestão de pessoas. Ele também fez referências ao uso do Google Alerta e do Google Trends.
Defendeu os “memes” para firmar marcas junto ao público pelo que denominou de processo de mimetização e uma corrente de engajamento nas redes sociais. Como exemplo, citou política, cultura, linguagem, hábitos e valores sociais. Na avaliação dele, passou a época em que o cliente escolhe o que deseja comprar. “Quem manda é a oferta, não o cliente. Você tem de oferecer algo novo”. À plateia, alertou sobre a necessidade de posicionamento. É preciso estudar mais os clientes e escolher a quem vender ou ofertar determinado produto ou serviço.
“Eu tenho o produto, eu escolho a quem vender, é seleção. Ter um público alvo e ter posicionamento não significa ter preconceito. Eu escolho público e eu foco nele”, defendeu. Para finalizar, abordou a importância de identificar o talento profissional individual e análise das emoções no processo de escolha de clientes, relacionamentos e vida profissional. “Nosso cérebro registra as memórias emocionais, quando não é importante você não lembra e, em situações em que não tem ameaça, a gente não registra”.